Após a pandemia da Covid-19, cresceram os casos de insônia, ansiedade e depressão nos seres humanos. Isso chamou a atenção para cuidados que antes não eram pautas de discussão. Um deles é a qualidade do sono. Conhecer bem seu ciclo de sono e regulá-lo da maneira correta pode proporcionar uma melhor noite de descanso.
Um dos vilões do sono são as telas: televisores, computadores, notebooks, smartphones e tablets. O uso desses eletrônicos, especialmente antes de dormir, tem uma grande influência na indução do sono por meio do nosso cérebro. Os estímulos enviados pela chamada luz azul, emitida por esses aparelhos, confundem o sistema nervoso central, que entende que ainda é dia e, por isso, mantém você mais desperto, causando insônia e dificuldade para dormir.
Ciclo do sono: o que fazer para dormir bem?
Muitas medidas podem ser tomadas para melhorar a qualidade dos ciclos do sono, que se alternam em cerca de 90 minutos entre o sono mais profundo, chamado REM, e o mais leve. Especialistas detalham que um bom sono é crucial para descansar o corpo e a mente, mas a dificuldade para dormir tem sido um problema para a população em todo o mundo. Confira algumas dicas:
- Criar um ambiente escuro para ajudar o cérebro a se desligar;
- Evitar bebidas estimulantes como café e energéticos;
- Praticar exercícios cardiorrespiratórios;
- Manter um padrão no horário de dormir e acordar;
- Não usar aparelhos eletrônicos ao anoitecer;
- A respiração profunda pode ajudar, assim como um banho relaxante;
- Em casos mais severos, um psiquiatra pode receitar remédios para ajudar na qualidade do sono;
- A suplementação de melatonina (hormônio do sono) também pode ajudar.
LEIA MAIS