O famoso carro da pulverização está sendo utilizado em diversas cidades pelo Brasil e é possível que você já tenha visto ou ouvido o veículo do “fumacê” passando na rua. A medida é usada no combate à dengue.
LEIA MAIS
Lexa estava grávida de quantos meses?
Como funciona a pulverização da dengue?
De acordo com o Ministério da Saúde, a fumaça é um inseticida que combina duas moléculas: a praletrina e a imidacloprida. Ele funciona como uma aplicação espacial e, por isso, não há a formação de nuvem de fumaça por não haver a queima de óleo mineral no momento da aplicação.
A fumaça pode ser aplicada por equipamento motorizado (portátil) ou através de equipamento veicular, como um carro. O produto causa uma excitação no sistema nervoso dos mosquitos que, ao entrar em contato com o inseticida, morrem.
Quais cidades com mais casos de dengue em 2025?
Nos primeiros dias de 2025, cidades do interior do estado de São Paulo lideram o ranking do país de casos prováveis de dengue, segundo o Ministério da Saúde.
São considerados os casos confirmados por um ou mais testes laboratoriais, com base no material biológico. Confira a lista de cidades afetadas abaixo:
- São José do Rio Preto (SP) – 4.948
- Araçatuba (SP) – 1.281
- Ribeirão Preto (SP) – 1.168
- São José dos Campos (SP) – 930
- São Paulo (SP) – 876
- Presidente Prudente (SP) – 665
- Votuporanga (SP) – 658
- Marília (SP) – 648
- Brasília (DF) – 630
- Londrina (PR) – 628
Pode entrar em casa para pulverizar?
Não é recomendado que a pulverização seja realizada dentro de casa. O produto que os agentes de saúde utilizam pode ser prejudicial à saúde dos humanos se inalados em grandes quantidades.
O Ministério da Saúde recomenda o uso somente em locais onde há casos comprovados de dengue, chikungunya ou zika.
LEIA TAMBÉM
Quais são os tipos de câncer mais comuns no Brasil?
Quem deve tomar a vacina da febre amarela?