Ao chegar à maturidade, é comum que o metabolismo da mulher fique mais lento por causa da queda na produção de hormônios. Mas, há formas de acelerar o organismo a partir de mudanças na alimentação. A jornalista Helen Sacconi conversou com a nutricionista Glaucia Balardini, que deu algumas dicas para fazer com que o metabolismo fique mais leve na maturidade.
Próximo da menopausa, os hormônios femininos, como o estrógeno, começam a baixar. De acordo com a nutricionista, a soja pode ajudar a repor este hormônio, então é uma ótima alternativa para ser incluída na dieta alimentar. Para as refeições, ela pode ser consumida na forma da proteína de soja, que substitui a carne, ou em grãos propriamente ditos, cozida ou assada no forno.
Nesse período, também é comum que o intestino fique um pouco mais lento, exigindo que a quantidade de fibras ingeridas no dia a dia seja reforçada. Para este caso, Glaucia recomenda uma combinação ideal para o café da manhã ou lanche da tarde: frutas, granola e mel.
Além das fibras, este tipo de prato contém vitaminas e sais minerais, como a vitamina A, por exemplo, que é importante para o fortalecimento dos cabelos e das unhas. Como componente final, o iogurte natural pode ser agregado a essa combinação, por ser rico em proteínas.
LEIA TAMBÉM
Mortes de mulheres jovens por infarto aumentam 62% no Brasil
O que é Lábio Leporino? Confira quais são os tratamentos para a condição
OUTROS BENEFÍCIOS DA SOJA
Além de auxiliar no metabolismo, a soja possui outros benefícios, de acordo com uma publicação do UNIT (Centro Universitário Tiradentes). Veja quais são:
– Fortalece a pele e os cabelos: rica em vitaminas, como A e C, e minerais, como cálcio e fósforo, a soja estimula a produção de ácido hialurônico e colágeno, o que também melhora a saúde dos ossos, prevenindo doenças como a osteoporose;
– Previne o surgimento de doenças cardiovasculares: a semente apresenta antioxidantes, fibras e saponinas em sua composição, que possibilitam a diminuição dos triglicerídeos, colesterol total e LDL;
– Auxilia na perda de peso: a soja é uma ótima opção para ser incluída nas dietas, por conter uma grande quantidade de proteínas e fibras solúveis, que aumentam a sensação de saciedade e auxiliam na digestão, além de proporcionar o controle dos níveis de açúcar no sangue.
LEIA MAIS