No último dia 24, o bebê Arthur surpreendeu a equipe médica de uma maternidade em Campo Grande (MS) ao supostamente nascer com seis dentes. A obstetra responsável pelo parto é Luciana Tannus Jaber, médica que publicou no Instagram um vídeo que mostra o momento em que ela puxa o lábio superior da criança, exibindo o que pareciam dentes na gengiva.
É normal bebê nascer com seis dentes?
Segundo Luciana, bebês que já nascem com dentes, os chamados dentes natais, são raros, representando apenas uma em cada 2.000 ou 3.000 crianças. A obstetra contou que Arthur é o segundo bebê com dentes formados que ela traz ao mundo.
“Esses dentes podem ser dentes decíduos (de leite) que erupcionaram precocemente ou dentes adicionais que se formaram durante o desenvolvimento fetal”, escreveu Luciana na publicação. “A presença de dentes natais geralmente não indica problemas graves de saúde, mas uma avaliação odontopediátrica é recomendada para determinar o melhor curso de ação e garantir a saúde oral do bebê”.
LEIA TAMBÉM
Usar aquecedores faz bem? Saiba o que dizem os especialistas
O que é a poliomielite? Campanha de imunização começa hoje
“Falsos” dentes
Entretanto, três dias após o nascimento da criança, a odontopediatra Regina Raffaele descobriu que, na verdade, Arthur não nasceu com dentes. A especialista, que trabalha na mesma maternidade, notou que a gengiva do recém nascido apenas era um pouco irregular e apresentava uma rugosidade maior, dando a impressão que a criança já tinha nascido com dentes.
“É muito comum acontecer isso com o recém-nascido, essa alteração anatômica na gengiva. Isso não impedirá os dentinhos dele de crescerem normais e saudáveis no futuro”, explica Regina.
LEIA MAIS
Feira LGBT+ em SP dará acesso gratuito e automático a medicamentos