Nesta semana, a reprise de “Mulheres Apaixonadas”, na EPTV/TV Globo, exibiu uma de suas cenas mais lembradas, quando Santana (Vera Holtz) bebe perfume durante uma crise de abstinência. A professora alcoólatra tinha acabado de ser suspensa por um mês do trabalho, por ter sido flagrada pela mãe de Clara (Alinne Moraes) bebendo no banheiro do colégio.
Diversas novelas de Manoel Carlos retratam o alcoolismo, que se caracteriza pela dependência do indivíduo ao álcool, e é considerado doença pela OMS (Organização Mundial da Saúde). De acordo com publicação do Ministério da Saúde, o uso constante, descontrolado e progressivo de bebidas alcoólicas pode comprometer seriamente o bom funcionamento do organismo, levando a consequências irreversíveis.
Com o passar do tempo, o álcool acaba prejudicando todos os órgãos, principalmente o fígado, responsável pela destruição das substâncias tóxicas ingeridas ou produzidas pelo corpo durante a digestão. Assim, ao ter uma grande dosagem de álcool no sangue, o fígado acaba sofrendo uma sobrecarga para conseguir metabolizá-lo.
As inflamações que podem ser causadas no corpo como consequência do alcoolismo são:
gastrite, quando ocorre no estômago;
hepatite alcoólica, no fígado;
pancreatite, no pâncreas;
neurite, nos nervos.
LEIA TAMBÉM
O que é um exercício de calistenia? Conheça a prática
Quais são os distúrbios de saúde mental mais comuns?
O QUE É DEPRESSÃO ALCOÓLICA?
Apesar de serem diagnósticos distintos, a depressão e o alcoolismo podem aparecer juntos, resultando na depressão alcoólica. De acordo com uma publicação da Huxley, clínica de reabilitação especializada em dependência química, ela pode ser definida como um quadro depressivo relacionado ao abuso da ingestão de álcool.
Uma doença acaba relacionada à outra, já que o alcoólatra não consegue mais trabalhar, não tem mais vida social, não se relaciona com a família e, em momentos de lucidez, começa a se sentir triste, desanimado e culpado. Assim, ele bebe para fazer com que esses sentimentos desapareçam
Além do consumo exagerado de bebida, os principais sintomas da depressão alcoólica são:
– cansaço;
– irritabilidade;
– baixa autoestima;
– pouca ou muita fome;
– sentimentos de fracasso e de culpa;
– tendência a pensamentos negativos e falta de esperança;
– perda do interesse por atividades que antes eram prazerosas;
– dificuldade para dormir, insônia ou sono em excesso.
LEIA MAIS