A causa da maioria dos casos de câncer de endométrio é desconhecida, mas sabe-se que existem determinados fatores de risco, como obesidade e desequilíbrio hormonal, que estão fortemente associados a esse tipo de câncer.
A atriz Marieta Severo está enfrentando a doença e desabafou pela primeira vez sobre o assunto. Apesar do susto, a artista descobriu a doença em seu estágio inicial e não precisou de quimioterapia.
Ainda assim, ela precisou fazer algumas cirurgias. “Nunca falei sobre isso antes, mas, sim, tive câncer de endométrio. Precisei tirar o útero e os ovários. Descobri bem no início, nem precisei fazer quimioterapia”, disse Marieta em entrevista ao jornal O Globo.
QUAIS SÃO OS SINTOMAS DO CÂNCER DE ENDOMÉTRIO?
Os principais sinais e sintomas do câncer de endométrio são:
– Hemorragias, manchas e corrimentos: Cerca de 90% das pacientes diagnosticadas com câncer de endométrio têm sangramento vaginal, sangramento entre as menstruações ou após a menopausa. Esse sinal também pode ocorrer em algumas condições não cancerígenas, mas é importante consultar imediatamente um médico sempre que tiver qualquer sangramento irregular. Se você já passou a menopausa, é importante relatar qualquer sangramento vaginal, mancha ou corrimento anormal ao seu médico. O corrimento vaginal sem sangue também pode ser um sinal de câncer de endométrio. Mesmo que você não possa ver o sangue, não significa que não exista a doença. Qualquer corrimento anormal deve ser sempre relatado ao seu médico.
– Dor pélvica e perda de peso: Dor na pelve, massa anormal na pelve e perda de peso também podem ser sintomas de câncer de endométrio. Esses sintomas são mais comuns em fases mais avançadas da doença. Ainda assim, qualquer atraso em procurar ajuda médica pode permitir que a doença progrida ainda mais, diminuindo as chances de sucesso no tratamento.
LEIA TAMBÉM
Autismo: Saiba como identificar e lidar com o transtorno
Mounjaro: Remédio para diabetes serve para perda de peso?
QUAL É O TRATAMENTO DO CÂNCER DE ENDOMÉTRIO?
Após o diagnóstico e estadiamento da doença, o médico discutirá com a paciente as opções de tratamento. Dependendo do estágio da doença e alguns outros fatores, as principais opções de tratamento para pacientes com câncer de endométrio são cirurgia, radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia, terapia-alvo e imunoterapia.
A cirurgia é o tratamento principal para a maioria das mulheres, mas em certas situações mais do que um desses tratamentos ou uma combinação deles serão utilizados. Alguns fatores podem ser decisivos na escolha do tipo de tratamento, como estágio da doença, estado geral de saúde, se a paciente planeja ter filhos, além de outras considerações pessoais.