O etarismo afeta uma parte da população e é demonstrado de forma sutil, mas deve ser tratado como um fenômeno social relevante e de grande impacto. Mas você sabe o que essa palavra significa? Veja abaixo:
LEIA MAIS
Quantos quilos se perde com Mounjaro?
O que é Etarismo?
O etarismo é um fenômeno social que se manifesta por meio da discriminação com base na idade. O preconceito acontece quando é dado algumas características negativas ou positivas a uma pessoa apenas pela sua idade.
No ambiente de trabalho, o etarismo pode ser quando associam a capacidade e a eficiência à juventude, fazendo com que os trabalhadores mais velhos percam a ‘credibilidade’.
No cotidiano, as atitudes pejorativas podem aparecer em comentários, piadas ou atitudes que subestimam pessoas mais velhas.
As causas da discriminação podem ser variadas e tendem a incluir alguns estereótipos culturais que estão enraizados, preconceitos sociais e a busca pela juventude, que é idealizada. Na sociedade e no mercado de trabalho os mais jovens são normalmente valorizados, sendo associados a características como:
- Vitalidade
- Inovação
- Produtividade
Os idosos podem sofrer de problemas de saúde mental, como depressão, ansiedade e baixa autoestima por conta da exclusão.
LEIA TAMBÉM
Quando o Mounjaro chega ao Brasil?
O que o Mounjaro faz no corpo?