O melasma é uma condição que se caracteriza pelo surgimento de manchas escuras na pele, principalmente na face, mas também pode ocorrer em outras regiões, como nos braços, pescoço e colo. De acordo com publicação da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia), apesar das mulheres serem afetadas com mais frequência, ele pode ser encontrado nos homens da mesma forma.
Não existe uma causa definida, porém, na maioria das vezes, o melasma está relacionado ao uso de anticoncepcionais femininos, à gravidez e, principalmente, à exposição solar. A predisposição genética é outro fator que influencia o surgimento dessa condição.
Veja quando a mancha da pele pode indicar melasma:
– se for escura ou acastanhada;
– aparecer na face, principalmente nas maçãs do rosto, testa, nariz e buço, também podendo ocorrer nos braços, pescoço e colo;
– possuir formatos irregulares e bem definidos, sendo geralmente simétrica (igual nos dois lados).
LEIA TAMBÉM
O que é a esporotricose humana?
O diagnóstico e tratamento do melasma deve ser feito por um dermatologista. Há várias formas de tratar, mas todas envolvem orientações de proteção contra raios ultravioleta e à luz visível, que deve ser redobrada pelos pacientes. As terapias disponíveis são o uso de medicamentos tópicos e procedimentos para o clareamento.
Dentre os procedimentos mais realizados estão os peelings e aplicações de luzes ou lasers. A SBD ressalta que o tratamento do melasma sempre prevê um conjunto de medidas para clarear, estabilizar e impedir que o pigmento volte.
COMO PREVENIR O MELASMA
A principal forma de prevenir o melasma é se proteger do Sol. As medidas de proteção devem ser realizadas diariamente, mesmo que o dia esteja nublado ou chuvoso.
Para aqueles já afetados, os filtros solares comuns não protegem totalmente, por conta das manchas pigmentarem também com a luz visível. Por isso, pessoas com melasma devem associar à fotoproteção filtros físicos, que protegem da luz visível.
Outra medida importante é a reaplicação do filtro solar, para manter a proteção adequada durante todo o dia. As pessoas com melasma devem também utilizar roupas, chapéus, bonés, óculos escuros, sombrinhas e guarda-sóis. Toda a medida que evite a exposição solar da região acometida deve ser estimulada.
LEIA MAIS