Um hospital em Pernambuco suspendeu novos atendimentos após um paciente com o superfungo Candida auris ser identificado no local. De acordo com o Hospital Miguel Arraes, em Paulista, no Grande Recife, apenas os casos de urgência estão sendo atendidos na unidade.
A SES-PE (Secretaria Estadual de Saúde) confirmou dois casos de pessoas com o superfungo em 2023, em Pernambuco.
O Candida auris recebeu o nome de “superfungo” por ser resistente a praticamente todos os medicamentos que existem, além de ser difícil diagnosticá-lo. Sem uma análise especializada, ele pode ser confundido com vários outros tipos comuns.
“No caso do Miguel Arraes, como esse paciente passou por várias áreas do hospital, até que dê as três amostras negativas, nenhum paciente está sendo submetido. No caso do Tricentenário, como foi possível isolar apenas a área onde ele circulou, pacientes estão ainda sendo referenciados”, disse, em entrevista à TV Globo, a diretora-geral da Apevisa (Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária), Karla Baêta.
O QUE É O FUNGO CANDIDA AURIS?
Candida auris é um tipo de fungo que causa infecções graves e pode se espalhar facilmente em ambientes de saúde. A doença pode ser fatal, principalmente em pessoas já doentes e com comorbidades. O organismo unicelular pode infectar qualquer parte do corpo e se tornar um problema sério, impactando a corrente sanguínea.
LEIA TAMBÉM
Conheça o remédio que melhora imunidade em pessoas com HIV
Conheça o medicamento experimental que pode retardar o Alzheimer
QUAIS SÃO OS SINTOMAS DO SUPERFUNGO?
Os sintomas não são tão perceptíveis porque os pacientes infectados com o fungo geralmente já estão doentes. O diagnóstico é realizado a partir de exame laboratorial e para as infecções da corrente sanguínea, os sintomas mais comuns são febre e calafrios.
COMO É TRANSMITIDO O CANDIDA AURIS?
O superfungo pode se espalhar de paciente para paciente em ambientes de saúde, como hospitais e asilos, por contato direto. O fungo também pode ser transmitido pelo contato com superfícies contaminadas no ambiente.
LEIA MAIS
Racismo com Vini Jr.: Sete pessoas são presas, informa polícia