14 de setembro de 2024
- Publicidade -
Tudo Saúde

O que é peritônio?

Cantora Preta Gil revelou que o câncer voltou no peritônio e em outras regiões diferentes do corpo; entenda mais sobre o estado de saúde da filha de Gilberto Gil

Preta Gil anunciou que tratamento contra o câncer voltou
Preta Gil anunciou que tratamento contra o câncer voltou (Foto: Reprodução/ Redes sociais)

Neste domingo (25), a cantora Preta Gil disse que retomou o tratamento contra o câncer. Dessa vez, ela informou que ele voltou em quatro regiões diferentes, sendo dois linfonodos, uma metástase no peritônio e um nódulo no ureter.

A artista tinha recebido o diagnóstico de câncer no intestino em 2023 e, em agosto do mesmo ano, realizou uma cirurgia para a remoção do tumor. Em dezembro, o tratamento chegou ao fim e ela recebeu alta.

LEIA TAMBÉM
Onde o câncer de Preta Gil voltou?
Quem deu pedrada em Rafael em Alma Gêmea?

O que é peritônio?

O peritônio é uma membrana presente na cavidade abdominal. A estrutura envolve órgãos internos, como:

  • Estômago;
  • Intestinos;
  • Fígado;
  • Baço;
  • Entre outros.

De acordo com o cirurgião e professor-adjunto do departamento de cirurgia da Faculdade de Medicina da UFC (Universidade Federal do Ceará), Marcelo Leite, ao Ministério da Saúde, o peritônio “não é um órgão vascularizado, o que impede a quimioterapia. Por exemplo, se você tem uma metástase dentro de um órgão sólido, é mais fácil tratar com a quimioterapia. E para a radioterapia, é complicado também porque fica difícil delimitar a área”, explica.

Estado de saúde de Preta Gil

Em suas redes sociais, direto do hospital, a cantora detalhou o estado de saúde para os seguidores. Segundo ela, durante o período de remissão do câncer – que é o tempo de cinco anos, após a alta, em que o tumor pode voltar – foi constatado, em um exame periódico, que a doença voltou em quatro regiões diferentes.

Em seguida, ela explicou como será o tratamento nos próximos dias e tranquilizou os fãs.

“É mais comum do que a gente imagina, mas é sempre um grande susto. No mesmo dia, no mesmo momento, a gente começou a quimioterapia. Primeiro ciclo acabou hoje, sigo no hospital mais 24 horas em observação, vou para casa, fico em casa 12 dias e volto para o hospital. Ou seja, minha rotina de tratamento oncológico voltou para que a gente possa curar esses quatro focos que citei do câncer. Espero que vocês continuem rezando por mim”.

Veja a publicação na íntegra:

- Publicidade -

LEIA MAIS
O que a anomalia magnética pode causar?

Compartilhe:
Anthony Teixeira
É jornalista e Analista de Mídias Digitais Jr. do Grupo EP. Tem experiência com reportagens multimídia e produção de web documentário. É formado em jornalismo pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e tem afinidade com produção e edição de conteúdo para as redes sociais. Está no grupo desde 2022.
- Publicidade -
plugins premium WordPress