A síndrome de Tarzan vem afetando casais de todas as idades. Ela consiste em pular de relacionamento para relacionamento, sem tirar um tempo para se curar. Esse padrão é observado em várias relações amorosas, mas também pode ser observado em ambientes profissionais, quando alguém muda de emprego constantemente, em busca de satisfação imediata.
O que é síndrome de Tarzan?
A síndrome de Tarzan é a incapacidade de lidar com o vazio emocional deixado por um término, fazendo com que a pessoa pule para novos relacionamentos, sem ter o tempo necessário para se curar.
Quem sofre da síndrome, assim como o Tarzan pula de cipó em cipó, muda de pessoa para pessoa, sem enfrentar a realidade. Por isso, a síndrome tem esse nome.
LEIA TAMBÉM
Síndrome de Tarzan separa casais?
A síndrome afeta tanto a pessoa quanto o parceiro. O comportamento tende a impedir que o indivíduo reflita sobre os erros nas relações anteriores, criando um padrão de repetições disfuncionais, podendo até separar casais.
O que causa a síndrome de Tarzan?
A síndrome de Tarzan pode ser causada pelo medo da solidão, abandono e a falta da capacidade de lidar com o vazio emocional.
O que é ‘pistantrofobia’?
A “pistantrofobia” é o medo de confiar nos outros de uma forma exacerbada. Segundo sites especializados em psicologia, um ponto em comum de quem sofre com o transtorno é o sentimento constante de culpa. Por isso, caso haja suspeitas de que você tenha essa fobia, faz-se necessário um acompanhamento psicológico.
LEIA MAIS
Qual é a doença de Evaristo Costa?