A secretaria estadual de Saúde do Goiás atualizou os números de casos de DDA (Doença Diarreica Aguda), nesta segunda (25), mostrando um agravamento do surto que atinge o estado. No total, são 74 cidades afetadas pela condição e o número de casos confirmados supera os 12 mil.
Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde de Goiás, Flúvia Amorim, a maior parte da contaminação está relacionada ao rotavírus:
De acordo com as investigações e as coletas realizadas, identificamos que o agente predominante que tem causado essas doenças é o rotavírus, várias amostras deram rotavírus positivo, encontramos outros agentes, mas a predominância do rotavírus chama atenção como principal agente causador
explicou ela
O que fazer em caso de surto de diarreia?
Há muitas medidas profiláticas, ou seja, de prevenção, para evitar a contaminação que resulta no quadro de diarreia. Mas, em alguns casos, até mesmo intolerâncias alimentares e estresse podem provocar o quadro.
Assim, caso tenha diarreia aguda, a avaliação médica é o primeiro caminho ao qual se deve recorrer. De maneira geral, além do tratamento a ser indicado pelo profissional, o paciente deve:
- Reforçar a hidratação
- Ingerir soro
- Se alimentar de mais fibras
- Evitar comidas pesadas
LEIA MAIS
Cloro pode ser misturado com outros produtos para limpeza?
O que comer quando está com gastroenterite?
Quantos dias pode durar uma diarreia aguda?
Segundo o Ministério da Saúde, um quadro de diarreia aguda pode durar até 14 dias. Para caracterizar a síndrome, normalmente acontecem três episódios de diarreia aguda no período de um dia. Um quadro crônico, no entanto, leva mais tempo, podendo chegar a meses.
LEIA TAMBÉM
‘Pior dor do mundo’: Carolina Arruda revela avanço no tratamento