O peeling de fenol ficou famoso após o relato de uma influenciadora que fez o procedimento e teve queimaduras de segundo grau na pele. O peeling é um procedimento estético indicado para o rejuvenescimento facial e suavizar rugas.
LEIA MAIS
Nimesulida vai ser proibido no Brasil?
Peeling de fenol foi proibido no Brasil?
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) publicou uma resolução, em 2024, que proíbe a importação, fabricação, manipulação, comercialização, propaganda e uso de produtos à base de fenol em procedimentos de saúde ou estéticos.
É perigoso fazer peeling de fenol em casa?
O peeling de fenol é perigoso e não deve ser feito em casa. O fenol penetra até a segunda camada de pele, destruindo a epiderme e a derme. Os riscos incluem queimaduras químicas, infecções, desconforto e dor, e resultados estéticos desfavoráveis.
Para que serve o peeling de fenol?
O peeling de fenol serve para:
- Rejuvenescimento facial
- Uniformizar a pele
- Eliminar as manchas
- Diminuir a flacidez
- Eliminar cicatriz de acne
- Suavizar rugas e linhas de expressão
O peeling de fenol provoca uma queimadura química na pele, que resulta em inflamação e descamação da pele, além de estimular a produção de colágeno.
Esse tipo de peeling só deve ser feito com indicação e acompanhamento do dermatologista ou cirurgião plástico, após avaliação do estado de saúde.
Além disso, o peeling de fenol deve ser feito em ambiente hospitalar quando usadas concentrações maiores do ácido, ou também pode ser feito no consultório quando o ácido é usado em concentrações menores e apenas em algumas regiões da face.
Peeling de fenol dói?
O procedimento dói, por isso é feito com anestesia no hospital, que pode ser anestesia local e sedação ou anestesia geral.
Após o procedimento, também é comum sentir dor por horas, além de inchaço no rosto o dia seguinte à aplicação do ácido.
Como é feito o peeling de fenol?
Para fazer o procedimento, o médico deve seguir alguns passos:
- Conectar o monitor cardíaco através de eletrodos colocados para monitorar a frequência cardíaca durante o procedimento
- Realizar a assepsia da pele do rosto
- Aplicar a anestesia local e sedação ou anestesia geral
- Aplicar o fenol em uma pequena região do rosto, respeitando o intervalo de, aproximadamente, 15 minutos em cada região
- Aplicar água para neutralizar o fenol
- Passar uma camada de pomada sobre a pele, fita adesiva ou gaze medicada, para evitar ressecamento ou dor
LEIA TAMBÉM