Com a queda das temperaturas, é importante se atentar aos riscos do choque térmico no organismo, que costuma acontecer quando transitamos de ambientes quentes para frios e vice-versa. No programa “Encontro” (EPTV/TV Globo), desta terça-feira (29), a médica e apresentadora Thelma Assis falou sobre quais são os sintomas e os cuidados que devem ser tomados.
O choque térmico é caracterizado por uma mudança brusca na temperatura corporal, já que o organismo perde sua capacidade fisiológica de se autorregular.
Thelma Assis explicou que isso acontece por conta de uma paralisação dos cílios, presentes no nariz e na garganta, que protegem o ser humano da entrada de vírus e bactérias. Com eles paralisados, a irritação nessas partes do corpo aumenta, assim como o chiado no peito e a falta de ar.
Em alguns casos mais graves, os músculos também podem ficar mais tensos e rígidos, e a pessoa pode sofrer até com câimbras.
Confira dicas para evitar o quadro de choque térmico:
– Proteja o corpo: se agasalhe bem, ao ir de um ambiente quente para o frio, com casacos e cachecóis, por exemplo;
– Hidratação: tanto no frio quanto no calor, o choque térmico pode causar desidratação, por isso beba água com frequência;
LEIA TAMBÉM
Como parar de fumar? Confira 10 dicas para largar o cigarro
Entenda como é pós-operatório de uma cirurgia de transplante de coração
QUAIS SÃO OS SINTOMAS DE CHOQUE TÉRMICO?
Segundo Thelma Assis, os sintomas que um quadro de choque térmico pode apresentar são:
– irritação no nariz e garganta;
– chiado no peito;
– falta de ar;
– músculos tensos e rígidos;
– câimbras.
Caso tenha algum sintoma, é importante procurar atendimento médico imediatamente.
LEIA MAIS