19 de junho de 2025
- Publicidade -
Tudo Saúde

Por que o dia 31 de maio é o Dia Mundial sem Tabaco?

Dia Mundial sem Tabaco conta com relato de famosos que lutaram contra o tabagismo e o vício; saiba mais sobre a data

Dia Mundial sem Tabaco é comemorado a mais de 30 anos (Foto: Reprodução)
Dia Mundial sem Tabaco é comemorado a mais de 30 anos (Foto: Reprodução)
- Publicidade -

Neste sábado (31) é celebrado o Dia Mundial sem Tabaco, data dedicada à conscientização sobre os riscos do uso da nicotina. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), o tabagismo é responsável por mais de oito milhões de mortes por ano em todo o mundo.

LEIA MAIS

Quantos casos de febre de oropouche o estado de São Paulo tem?

Por que o dia 31 de maio é o Dia Mundial sem Tabaco?

O Dia Mundial sem Tabaco foi criado pela OMS em 1987 para conscientizar sobre os riscos do tabagismo. A iniciativa tem como objetivo alertar os fumantes sobre os problemas causados pelo uso do tabaco.

Nos últimos anos, a popularidade dos cigarros eletrônicos, conhecidos como vapes, tem preocupado as autoridades. Estudos mostram que o uso desses dispositivos pode causar danos irreversíveis aos pulmões.

Segundo o Inca (Instituto Nacional de Câncer), o Brasil registra mais de 160 mil mortes anuais relacionadas ao consumo de cigarros e vapes. Além disso, fumantes passivos também correm o risco de desenvolver doenças graves.

As complicações mais comuns ligadas ao uso excessivo de nicotina são o derrame e o câncer de pulmão. Para ajudar quem deseja parar de fumar, o SUS (Sistema Único de Saúde) oferece tratamento gratuito.

Diversos famosos já relataram suas experiências ao tentar parar de fumar. O ator Selton Mello é um deles. Segundo ele, o incômodo com o cheiro do cigarro foi o primeiro sinal de que era hora de mudar de estilo de vida. “O início foi muito difícil, desesperador, muita ansiedade, fissura, mas não impossível. Passei a comer bem mais, engordei bastante, mas sabia que depois eu equalizava isso, tudo valia a pena. Demorei 6 meses para tomar algum drink, muito medo de uma recaída”, comentou nas redes sociais.

- Publicidade -

Renata Sorrah concedeu uma entrevista à ‘EXTRA’ e comentou que está há 15 anos longe do cigarro. Ela começou a fumar aos 29 anos, enquanto trabalhava em uma peça de teatro. O processo de parar não foi simples, mas ela comemora o resultado com orgulho: “Não troquei por outro vício, não engordei, fiquei ótima! É um adianto na vida”, disse a atriz.

LEIA TAMBÉM

Quais são os riscos do uso de tadalafila?

O que é gummy de tadalafila ‘Metbala’, proibido pela Anvisa?

- Publicidade -
Compartilhe:
Rafaela Senatore, com supervisão da redação
Graduanda em Jornalismo pela Puc-Campinas. Adentrou no Grupo EP em 2024 e atua nos conteúdos digitais, enfaticamente com a parte textual, dentro do Tudo EP e a Cidade On.

Recomendado por Taboola

- Publicidade -
plugins premium WordPress