As unhas quebradiças são um problema bastante comum na vida das pessoas. Muitas vezes, além de quebrarem na ponta, as unhas costumam descamar, rachar e sair pelinha. Mas você sabe quais são as causas desse problema?
A jornalista Helen Sacconi fez um bate-papo especial com a Dra. Paula Sian Lopes, que explicou um pouco mais sobre o que pode motivar as unhas a quebradiças. Além disso, ela deu dicas para tratar o problema. Confira:
Quais as principais causas das unhas quebradiças?
Duas das principais causas da unha quebradiça são:
- Deficiência de ferro: muitas mulheres acabam perdendo bastante sangue durante o período menstrual, o que pode resultar na falta de ferro no corpo, contribuindo para as unhas quebradiças.
O problema também pode resultar da falta de proteína animal no corpo, especialmente em pessoas veganas e vegetarianas.
- Excesso de procedimentos: o abuso de acetona, unhas postiças e unhas de gel é outro fator que contribui para a unha quebradiça, uma vez que para poder fixar o produto na unha, é preciso desgastar antes.
LEIA TAMBÉM
Vanessa Lopes teve reação alérgica a qual medicamento?
Uso de implantes hormonais é proibido pela Anvisa
O que fazer para melhorar?
Existem algumas recomendações caseiras que podem melhorar a unha quebradiça. Entre elas:
- Dieta balanceada, usufruindo de proteínas magras, frutas e vegetais frescos;
- Evitar o consumo de alimentos industrializados;
- Não roer as unhas ou cutucar as cutículas;
- Manter as unhas aparadas;
- Esperar uma semana entre a manicure.
O que pode causar câncer linfático?
O câncer linfático é causado pela multiplicação exagerada de linfócitos, de forma que afeta o funcionamento dos nódulos linfáticos, medula óssea e outros órgãos. Outra causa da doença também se dá em pessoas com baixa imunidade, infectadas por HIV ou pelos vírus Epstein-Barr e Helicobacter pylori, além do uso de medicamentos imunossupressores, doenças autoimunes e histórico de exposição a pesticidas e herbicidas.
LEIA MAIS