Um estudo recente realizado por um grupo de cientistas do Canadá e de Singapura, publicado na revista científica PLOS Biology, identificou cinco perfis de sono que podem influenciar diretamente no humor e na saúde mental.
A pesquisa analisou exames cerebrais, testes cognitivos e questionários sobre o sono de 770 pessoas norte-americanas, com idades entre 22 e 36 anos. Com os resultados, foram definidos cinco padrões de sono, cada um associado a sintomas mentais e comportamentais, que vão desde traços de personalidade a uso de substâncias.
Quais são os 5 tipos de sono?
1- Sono ruim e insatisfatório:
O primeiro perfil conta com diversos distúrbios do sono. Sua principal característica é o processo de adormecimento longo. Pessoas com esse tipo podem ter sintomas de depressão, estresse, medo e ansiedade, além de apresentar menor conectividade com a autorreflexão e atenção de tarefas, ficando mais vulneráveis a se prender em pensamentos e sentimentos.
2- Sono resiliente:
Pessoas com esse perfil também apresentam sintomas de desatenção e, mesmo com sintomas mentais, possuem mais facilidade para dormir, mantendo um sono mais adequado. Ainda conforme a pesquisa, os pacientes que se encaixam neste perfil “não apresentam os padrões de conectividade cerebral observados no primeiro grupo, o que sugere que esses padrões estão especificamente relacionados a problemas de sono, e não à saúde mental de forma geral”.
3- Uso de soníferos:
O terceiro perfil se baseia no uso de soníferos e medicamentos para dormir. Segundo os testes, essas pessoas apresentam queda na memória e dificuldade em reconhecer emoções.
4- Sono de poucas horas:
Pessoas que se encaixam nesse perfil são as que dormem menos de sete horas por noite. As principais consequências desse tipo de sono são a redução de precisão cognitiva e o aumento da agressividade.
5- Sono perturbado:
Além de também se encaixar no aumento de agressividade, o sono perturbado condiz àqueles que têm o sono interrompido várias vezes durante a noite. Esse perfil pode estar ligado à ansiedade e ao uso abusivo de substâncias.
LEIA TAMBÉM
Por que a venda do sal do Himalaia da Kinino foi suspensa?
O que aconteceu com a Linha Amarela do metrô?
O que fazer para dormir melhor?
- Estabeleça uma rotina, mantendo horários regulares para dormir e acordar;
- Prepare o ambiente para dormir e adote hábitos relaxantes, como leitura ou banho morno;
- Evite o uso de telas e eletrônicos por pelo menos uma hora antes de deitar;
- Exercite-se regularmente;
- Evite fazer refeições pesadas durante a noite;
- Não force o sono.
SAIBA ANTES
Acompanhe o canal do Tudo EP no WhatsApp. Clique aqui para acessar!
O Tudo EP é o portal de conteúdo do Grupo EP que conecta você às principais notícias, tendências e curiosidades do momento. Aqui, você encontra informação de qualidade, com credibilidade e linguagem acessível, sobre temas que fazem parte do seu dia a dia: saúde, cultura, economia, inovação, games, entretenimento, viagens, pets, gastronomia e muito mais.
Nosso conteúdo é produzido por uma equipe de jornalistas experientes e também reúne matérias de veículos parceiros como os portais regionais ACidade ON e as rádios CBN, garantindo uma cobertura ampla e confiável em diferentes regiões do interior paulista e sul de Minas Gerais. Além disso, oferecemos especiais temáticos, como a Rota do Arraiá, que valorizam tradições culturais e eventos locais.
Seja para se informar, se inspirar ou apenas passar o tempo com uma boa leitura, o Tudo EP é o seu ponto de encontro com o que há de mais relevante e interessante.
Continue navegando pelo nosso site e descubra um universo de conteúdos feitos para você!
LEIA MAIS
Quando cai a primeira parcela do décimo terceiro salário?