14 de outubro de 2024
- Publicidade -
Tudo Saúde

Quais são os dois tipos de DIU existentes?

DIU é considerado como um dos métodos contraceptivos mais eficaz conhecido atualmente; descubra quais são os dois tipos existentes

Descubra quais são os dois tipos de DIU existentes
Descubra quais são os dois tipos de DIU existentes (Foto: Reprodução/ Ministério da Saúde)

Você sabe quais são os dois tipos de DIU existentes? O DIU (Dispositivo Intrauterino) é um método contraceptivo considerado como um dos mais seguros e eficazes. O dispositivo é pequeno, flexível e pode ter o formato que lembra um “T” ou um “Y”.

Ao ser inserido, ele libera substâncias que inviabilizam o útero aos espermatozoides e, portanto, inviabilizam a fecundação – processo que antecede a gravidez. Atualmente, existem dois tipos principais de DIU. Conheça-os abaixo:

Quais são os dois tipos de DIU existentes?

Os principais tipos de DIU utilizados são o DIU Mirena (hormonal) e o DIU de cobre (não hormonal).

LEIA TAMBÉM
O que é botulismo?
Como ajudar quem perdeu alguém para a depressão?

DIU Mirena

Com eficácia de 99,7%, duração de até 5 anos e em formato de T, o DIU Mirena funciona com a liberação do hormônio levonorgestrel. Engravidar com o uso desse dispositivo é extremamente raro, mas há uma mínima chance de acontecer, principalmente se ele estiver fora de posição.

Diu de cobre

Já o DIU de cobre é um dispositivo que libera substâncias metálicas no útero, provocando uma reação inflamatória e tornando o ambiente hostil aos espermatozoides. É esse tipo que pode aumentar o fluxo menstrual e piorar as cólicas em alguns organismos. Ele tem uma taxa de eficácia de cerca de 99%. Segundo o Ministério da Saúde, a principal vantagem é ter duração de 10 anos.

Como o DIU age no organismo?

Conforme o Ministério da Saúde, o dispositivo atua por meio dos seguintes mecanismos:

  • Provoca mudanças no endométrio (parede do útero) pela liberação de íons de cobre na cavidade uterina, levando a uma ação inflamatória e citotóxica com efeito espermicida, ou seja, impede a passagem dos espermatozoides, agindo antes da fecundação.
  • Aumenta a concentração de cobre no muco cervical, ocasionando uma dificuldade de mobilidade para os espermatozoides.
  • Alteração de mecanismos das trompas, o que dificulta a movimentação do óvulo em direção ao útero e à fecundação.

O Ministério divulgou informações gerais sobre o dispositivo. Acesse o Manual Técnico para Profissionais de Saúde – DIU com Cobre T Cu 380 A para saber mais.

- Publicidade -

SUS

O DIU está disponível no SUS (Sistema Único de Saúde). Para ter acesso, a mulher precisa procurar por uma UBS (Unidade Básica de Saúde) ou maternidade do Sistema. Outra opção é por meio de agenda com um médico ginecologista.

*Com informações de Ministério da Saúde.

LEIA MAIS
Qual o significado dos nomes do Diddy?

Compartilhe:
Anthony Teixeira
É jornalista e Analista de Mídias Digitais Jr. do Grupo EP. Tem experiência com reportagens multimídia e produção de web documentário. É formado em jornalismo pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e tem afinidade com produção e edição de conteúdo para as redes sociais. Está no grupo desde 2022.
- Publicidade -
plugins premium WordPress