Um homem de 27 anos, identificado como Henrique da Silva Chagas, morreu nesta segunda-feira (3), após ser submetido a um procedimento estético conhecido como peeling de fenol. A ocorrência aconteceu na clínica de estética da influencer Natalia Becker, no bairro do Campo Belo, em São Paulo (SP).
Segundo as investigações, o paciente foi submetido a uma limpeza de pele e, em seguida, a aplicação de um anestésico. Entretanto, após a aplicação do fenol, uma substância corrosiva, Henrique teve uma parada cardíaca.
O que é?
O peeling de fenol é um tratamento dermatológico que tem o objetivo de restaurar a pele, melhorando sua textura e reduzindo cicatrizes de acne, manchas e rugas. O procedimento se destaca de outras técnicas por causa de sua profundidade maior de atuação.
LEIA TAMBÉM
Como funciona a vacina contra o câncer de intestino?
Quais são os sintomas do mal súbito?
Quais são os efeitos colaterais do fenol?
Entre os principais riscos do peeling de fenol estão:
Cicatrizes hipertróficas
Mudanças na pigmentação da pele, como manchas claras ou escuras
Infecção
Inflamação
Coceira intensa
Irritação da pele
Segundo companheiro de Henrique, após a aplicação do fenol o paciente saiu da sala para aguardar o fim do procedimento. Por sua vez, Natália teria afirmado que a intervenção havia sido um sucesso e que o homem teria suportado a dor com tranquilidade.
Entretanto, Henrique estaria tremendo e, logo em seguida, começou a respirar muito forte pela boca enquanto pedia socorro. Neste momento, Natália e as funcionárias acionaram o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).
Ao g1, a Secretaria Municipal da Saúde informou que pretende realizar uma apuração sobre a ocorrência na Vigilância Sanitária.
LEIA MAIS
Pode dar falta em dia de greve de ônibus? SP terá paralisação