O primeiro foco de gripe aviária em uma granja comercial no Brasil foi registrado nesta quinta-feira (15). O caso levantou preocupação entre os brasileiros sobre a possibilidade de contrair a doença por meio do consumo de carne de aves ou ovos. O Ministério da Saúde explicou que a gripe não é transmitida pelo consumo desses alimentos, mas por meio do contato com secreções e fluídos destes animais, desde que estejam infectados. Veja quais são os efeitos da gripe aviária em pessoas:
Quais são os efeitos da gripe aviária em pessoas?
Em humanos, a gripe aviária pode ser manifestada a partir destes sintomas:
- Febre frequentemente alta;
- Mal-estar;
- Tosse;
- Dor de garganta;
- Dores musculares;
- Conjuntivite;
- Sintomas não respiratórios.
LEIA TAMBÉM
Como nasce a uva sem sementes?
Caravana Giro do Leite leva conhecimento, tecnologia e inovação
Qual é a situação da gripe aviária no Brasil?
O primeiro caso de gripe aviária no Brasil foi registrado nesta quinta-feira, no Rio Grande do Sul. As amostras coletadas foram enviadas a um laboratório de Campinas (SP), onde teve o diagnóstico da doença confirmado.
Com isso, a área onde foi registrada a doença foi isolada e as aves eliminadas. De acordo com a secretaria da Agricultura do RS, uma investigação em busca da identificação do foco será feita em um raio de 10km da região.
Além disso, o Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, revelou que a China irá interromper a compra de carne de frango do Brasil pelos próximos 60 dias.
Apesar do foco, o ministério também afirma que a gripe aviária não é transmitida pelo consumo de carne de aves e ovos. As infecções ocorrem, na maior parte do tempo, ao ter contato direto com secreções e fluidos dos animais infectados.
“O risco de infecções em humanos pelo vírus da gripe aviária é baixo e, em sua maioria, ocorre entre tratadores ou profissionais com contato intenso com aves infectadas (vivas ou mortas)”, explicou.
LEIA MAIS
Como será o clima no mês de maio?