Nesta segunda-feira (7), a atriz Aracy Balabanian morreu, aos 83 anos, vítima de câncer de pulmão. A doença foi a mesma responsável pela morte da cantora Rita Lee, três meses atrás. De acordo com estimativas do Inca (Instituto Nacional do Câncer), este é um dos tumores mais letais no Brasil, ocupando o primeiro lugar entre os homens e o segundo entre as mulheres.
Entre as principais causas da doença, está o tabagismo ou a exposição ao fumo passivo. Mas há também fatores como a exposição a certos agentes químicos (asbesto, arsênico) e a metais pesados (níquel, cromo); os fatores genéticos; a presença de doença obstrutiva crônica, como enfisema pulmonar e bronquite; além de histórico familiar de câncer de pulmão.
Veja quais são os principais sintomas de câncer de pulmão:
– Tosse ou mudança no padrão da tosse do fumante;
– Dispneia (falta de ar);
– Dor torácica;
– Perda de peso;
– Cansaço;
– Escarrar sangue.
LEIA TAMBÉM
Saiba quais são as consequências de fumar cigarro eletrônico
Listese: entenda lesão sofrida por aluno de academia no Ceará
O tratamento para a doença costuma incluir cirurgia, especialmente quando diagnosticada em estágio precoce. Nesses casos, também pode ser recomendada a quimioterapia depois da cirurgia, para reduzir a taxa de recorrência.
Já em fases mais avançadas, existe a possibilidade do tratamento do câncer de pulmão com imunoterapia, ou uma combinação de quimioterapia e radioterapia, acompanhadas de imunoterapia para aumentar a taxa de sobrevida.
Há situações em que ainda pode ser usada a fototerapia dinâmica a laser, que consiste em injetar medicações que posteriormente serão ativadas com laser.
LEIA MAIS