Sendo relativamente comum para alguns grupos de pessoas, a hérnia de disco é uma condição que consiste no desgaste e deslocamento dos discos intervertebrais, estruturas que servem para evitar atritos e diminuir impactos na coluna. Como normalmente estão relacionadas a fortes dores e necessidade de intervenção cirúrgica, muitas pessoas ficam com dúvidas em relação a elas. Saiba mais sobre as hérnias de disco:
Quais são os sintomas de hérnia de disco?
De acordo com o site do Hospital Israelita Albert Einstein, os sintomas da hérnia de disco podem variar dependendo da localização e do grau de influência nos nervos da região. Porém, normalmente, estes são os mais comuns:
- Dor no pescoço que se estende para um dos braços ou dor lombar que se estende para uma das pernas;
- Dormência ou formigamento na região afetada;
- Fraqueza muscular na região afetada;
- Piora da dor ao tossir.
A hérnia de disco, embora não tenha uma causa específica, pode se desenvolver mais facilmente em certos grupos de pessoas. Veja os principais afetados:
- Idosos: com o tempo, a cápsula dos discos intervertebrais perde sua resistência, aumentando o risco de se romper e assim a parte de dentro vazar e formar uma hérnia;
- Pessoas com histórico genético: certas características hereditárias podem tornar algumas pessoas mais propensas a desenvolver hérnias de disco;
- Pessoas sedentárias: a perda ou enfraquecimento de músculos que seguram a coluna causam mais pressão nos discos intervertebrais.
Além disso, fatores como tabagismo e obesidade também estão relacionados à hérnia de disco, já que aceleram o envelhecimento e aumentam a carga em cima do disco intervertebral.
LEIA TAMBÉM
O que aconteceu com Gracyanne Barbosa?
Quais áreas estão sob alerta vermelho de tempestade?
Como descobrir que tenho hérnia de disco?
Normalmente, o diagnóstico de hérnia de disco é feito em três etapas a partir do momento em que o paciente começa a se queixar de dores nas costas ou nos membros. Confira:
- Histórico clínico: o ortopedista, neurocirurgião ou fisiatra fará perguntas sobre sintomas, histórico e atividades recentes que possam estar relacionadas às dores;
- Exame físico: procura de sinais de fraqueza muscular, dormência, formigamento ou diminuição da sensibilidade em áreas específicas do corpo;
- Exame de imagem: para confirmar o diagnóstico e avaliar a extensão da hérnia de disco, o médico pode solicitar exames de imagem, como radiografias ou tomografias computadorizadas.
Depois do diagnóstico, o tratamento depende da gravidade dos sintomas e da resposta de cada paciente. Veja os mais comuns:
- Repouso e modificações nas atividades;
- Medicamentos (analgésicos, anti-inflamatórios e relaxantes musculares);
- Fisioterapia;
- Terapias alternativas (acupuntura, quiropraxia ou manipulação osteopática);
- Cirurgia (quando há dano neurológico ou ineficácia dos demais tratamentos).
SAIBA ANTES
Acompanhe o canal do Tudo EP no WhatsApp. Clique aqui para acessar!
O Tudo EP é o portal de conteúdo do Grupo EP que conecta você às principais notícias, tendências e curiosidades do momento. Aqui, você encontra informação de qualidade, com credibilidade e linguagem acessível, sobre temas que fazem parte do seu dia a dia: saúde, cultura, economia, inovação, games, entretenimento, viagens, pets, gastronomia e muito mais.
Nosso conteúdo é produzido por uma equipe de jornalistas experientes e também reúne matérias de veículos parceiros como os portais regionais ACidade ON e as rádios CBN, garantindo uma cobertura ampla e confiável em diferentes regiões do interior paulista e sul de Minas Gerais. Além disso, oferecemos especiais temáticos, como a Rota do Arraiá, que valorizam tradições culturais e eventos locais.
Seja para se informar, se inspirar ou apenas passar o tempo com uma boa leitura, o Tudo EP é o seu ponto de encontro com o que há de mais relevante e interessante.
Continue navegando pelo nosso site e descubra um universo de conteúdos feitos para você!