O jornalista Evaristo Costa, ex-âncora do “Jornal Hoje” (EPTV/TV Globo), recebeu o diagnóstico de doença de Crohn. A condição o levou a ficar internado por seis dias a e teve como efeito a perda de 22 kg em três semanas.
Aos 48 anos, Evaristo tem compartilhado mais sobre a condição nas redes sociais e programas dos quais participa.
Eu cheguei a 99 quilos, mas estava com 99 porque estava tomando corticoide, que incha demais. Os médicos chegaram à conclusão de que os corticoides não fazem efeito em mim […] aí cortaram o remédio. Eu perdi 22 quilos em três semanas
contou em entrevista ao PodCringe
O que é doença de Crohn?
A doença de Crohn é uma síndrome gastrointestinal crônica que não tem cura. Autoimune e inflamatória, ela afeta o sistema digestivo, principalmente o intestino delgado e cólon.
Pessoas entre 20 e 30 anos têm mais chances de ser acometido pela condição. Os sintomas principais são:
- Diarreia crônica
- Dor abdominal
- Perda de peso
- Sangramento retal
Isso, no entanto, não anula as chances de outros sinais que não estejam ligados ao trato gastrointestinal, como é o caso de aftas e olhos com sensibilidade.
Por não ter uma razão específica para se desenvolver, a síndrome tem muitos tratamentos associados que prezam pela contenção de inflamações, evitando quadros mais graves.
LEIA MAIS
Qual é o episódio dos ‘Simpsons’ sobre o Diddy?
Evaristo Costa antes e depois
O jornalista costuma relatar o que está acontecendo em seus stories no Instagram e, portanto, não fez postagem que mostrassem o antes e depois do seu corpo. No entanto, as fotos de quando estava internado na UTI mostram as marcas da mudança. Confira:
LEIA TAMBÉM