Na última quarta-feira (22), a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco confirmou os dois primeiros casos de Febre do Oropouche no estado. Comum no Norte brasileiro, a doença tem sido registrada em diversos estados do país, chamando a atenção por causar sintomas similares aos da dengue. Entretanto, a Febre do Oropouche não é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti.
Qual mosquito transmite a Febre Oropouche?
O Culicoides paraenses, conhecido como maruim ou mosquito-pólvora, é o principal transmissor da Febre do Oropouche no ciclo silvestre. Ou seja, aquele onde os animais, como bichos-preguiça e macacos portam o vírus da doença. Neste ciclo, o Coquilletti diavenezuelensis e o Aedes serratus também são transmissores.
Já no ciclo urbano, os humanos são os principais portadores do vírus. Neste cenário, além do mosquito maruim, o Culex quinquefasciatus, conhecido como muriçoca ou pernilongo, também é um transmissor.
LEIA TAMBÉM
Qual vai ser o dia mais frio do ano em SP?
Por que os ovos de galinha têm cores diferentes?
O que é Febre do Oropouche?
A Febre do Oropouche é uma virose transmitida pela picada de mosquitos que passam o vírus depois de terem picado um animal ou humano infectado.
Quais são os sintomas?
Dores de cabeça
Dor muscular
Dor nas articulações
Náusea
Diarreia
LEIA MAIS