A vacina da gripe é sempre um importante marco no calendário anual sanitário e evita o agravamento de casos de síndrome respiratória aguda grave. O imunizante, disponibilizado nas unidades básicas de saúde de todo o Brasil gratuitamente para toda a população brasileira acima de 6 meses, vai passar por mudanças em 2025.
Quando começa a vacinação contra a gripe?
A partir de 2025, a vacinação contra a gripe passa a integrar o calendário nacional de vacinação, ou seja, sem data para começar ou terminar. Nos últimos anos, a vacinação funcionou como campanha, com início e término.
A nova medida vale para crianças de seis meses a seis anos, gestantes e idosos. Um dos objetivos é aumentar a adesão da população à vacina, após apenas 55% da população se vacinar em 2024. A população que não se encaixa neste recorte continuará com as datas específicas de vacinação, ainda não divulgadas.
LEIA TAMBÉM
Como funciona o chip hormonal de Bolsonaro?
Para qual emissora Otaviano Costa vai?
Quais são os sintomas da gripe?
A gripe é provocada pelo vírus da influenza e existem quatro tipos de vírus: A, B, C e D. O vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias.
Segundo o site do Ministério da Saúde, os sintomas principais são febre, dor de garganta, tosse, dor no corpo e dor de cabeça. Atenção para as diferenças dos sintomas de acordo com a idade, as crianças, por exemplo, tendem a atingir níveis mais altos de temperatura e podem também ter quadros de bronquites e sintomas gastrointestinais.
Nos adultos, o quadro clínico pode variar de intensidade. Já os idosos, quase sempre apresentam febre, mas não atingem níveis altos nos termômetros.
Qual o tratamento para gripe?
De acordo com o Protocolo de Tratamento contra a influenza, o Ministério da Saúde, indica o uso de antiviral Fosfato de Oseltamivir e que o início do tratamento deve ocorrer preferencialmente nas primeiras 48 horas após o início dos sintomas. Analgésicos, antitérmicos, e antialérgicos também auxiliam no tratamento.
O analgésico alivia as dores de cabeça e no corpo. O antitérmico ajuda a controlar a febre. Já o antialérgico, combate a coriza e a congestão nasal. O repouso é um aliado fundamental para se recuperar de uma gripe. Por sua vez, o descanso evita a sobrecarga no organismo e facilita na recuperação e resposta imunológica.
LEIA MAIS