19 de junho de 2025
- Publicidade -
Tudo Saúde

Quantos casos de febre de oropouche o estado de São Paulo tem?

Casos de febre oropouche preocupam infectologistas de São Paulo, que lidam também com a dengue

Ainda que seja comum no Norte, Febre do Oropouche tem sido registrada em diversos estados brasileiros. (Foto: Reprodução/Fiocruz)
- Publicidade -

O Brasil voltou a confirmar óbitos pela febre de oropouche neste ano. Até agora, ao menos quatro vítimas fatais foram relatadas, duas no Rio de Janeiro e uma Espírito Santo, além de uma morte em análise em São Paulo. O estado paulista divulgou um boletim

Quantos casos de febre de oropouche o estado de São Paulo tem?

O estado de São Paulo já registra este ano 44 casos  de febre de oropouche, informou o Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE). Os casos ocorreram na região de Registro (Cajati, Juquiá, Miracatu, Eldorado, Pedro de Toledo, Itariri e Sete Barras) e do litoral Norte (Ubatuba). Uma morte está em investigação. 

Em todo o ano passado, foram registrados oito casos, todos na região do Vale do Ribeira (Cajati, Juquiá, Pedro de Toledo e Sete Barras), sem registro de óbitos.

LEIA TAMBÉM

Existe antissemitismo no Brasil?

Pode ‘dirigir’ cadeira de rodas no trânsito da cidade?

- Publicidade -

O que é a febre de oropouche?

A febre de oropouche é uma doença causada por um arbovírus do gênero Orthobunyavirus, identificado pela primeira vez no Brasil em 1960, a partir da amostra de sangue de um bicho-preguiça capturado durante a construção da Rodovia Belém-Brasília. Desde então, casos isolados e surtos foram relatados no país, sobretudo na região amazônica, considerada endêmica.

Segundo o Ministério da Saúde, foram confirmados 13.782 casos da febre em 2024 no país. Em 2025, já são mais de 2.790 registros. Os sintomas da doença são parecidos com os da dengue e incluem dor de cabeça intensa, dor muscular, náusea e diarreia.

LEIA MAIS

- Publicidade -

Vai ter greve no metrô de São Paulo?

Compartilhe:
André Galassi
André Galassi é natural de São Carlos-SP e cursa o oitavo semestre de jornalismo na PUC-Campinas. Estagiou na apuração e produção da EPTV entre 2023 e 2024, e, desde 2025, é auxiliar de mídias digitais do acidade on e Tudo EP, com enfoque nas produções de texto.

Recomendado por Taboola

- Publicidade -
plugins premium WordPress