12 de dezembro de 2024
- Publicidade -
Tudo Saúde

Saiba como uma Inteligência Artificial ajudou a combater superbactéria

Droga feita com ajuda de IA (Inteligência Artificial) foi capaz de combater uma das mais mortais bactérias conhecidas pelo homem, segundo jornal

 

Um antibiótico foi criado com ajuda de IA (Inteligência Artificial) para combater uma das bactérias mais mortais do planeta, a acinetobacter baumannii. Segundo uma apuração da BBC, a tecnologia foi capaz de filtrar uma série de compostos químicos e o resultado foi um super antibiótico chamado “abaucina”. 

De acordo com pesquisadores, a IA tem a potencialidade de acelerar as pesquisas e favorecer a medicina. Especialistas dizem que essas ferramentas conseguem “pensar” e “aprender” rapidamente, o que pode auxiliar em pesquisas científicas. 

No caso da acinetobacter baumannii, uma bactéria capaz de causar pneumonia, os pesquisadores forçaram a IA a estudar mais de 6.680 compostos com potencial de combatê-la. Segundo a apuração da BBC, os experimentos chegaram à abaucina, que combate a bactéria.  

 

LEIA TAMBÉM 

Brasil registra aumento considerável de casos de H1N1

- Publicidade -

Exoesqueleto robótico usado por senadora Mara Gabrilli chega ao SUS

 

ACINETOBACTER BAUMANNII 

- Publicidade -

De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), a acinetobacter baumannii é uma das três mais mortais bactérias conhecidas pela ciência. Segundo a organização, o que a torna perigosa é a sua alta resistência às drogas. 

Para a OMS, a lista de bactérias mais perigosas são: 

-Acinetobacter baumannii, resistente a carbapenema;
-Pseudomonas aeruginosa, resistente a carbapenema;
-Enterobacteriaceae, resistente a carbapenema, produtoras de ESBL. 

*Com informação de BBC 

 

LEIA MAIS 
 
Tarifa Zero: São Paulo estuda aplicar passe livre nos transportes públicos

Compartilhe:
Anthony Teixeira
É jornalista e Analista de Mídias Digitais Jr. do Grupo EP. Tem experiência com reportagens multimídia e produção de web documentário. É formado em jornalismo pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e tem afinidade com produção e edição de conteúdo para as redes sociais. Está no grupo desde 2022.
- Publicidade -
plugins premium WordPress