Também conhecidos como “chip da beleza”, os implantes hormonais foram proibidos pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). A decisão levou em conta denúncias médicas e riscos à saúde dos pacientes.
No entanto, nem todos os especialistas da área concordam com a decisão. Para entender mais o outro lado, a jornalista Helen Sacconi conversou com o médico ginecologista Ricardo Barone Gasparini, que falou mais sobre o tema.
Uso de implantes hormonais é proibido pela Anvisa
Ricardo Barone explica que trabalhou ao lado do professor Elsimar Coutinho, responsável por desenvolver implantes hormonais, por mais de 15 anos. Barone conta que Coutinho trabalha com a técnica há mais de 30 anos, portanto, “se não fosse eficaz, não estaria presente por tanto tempo”, expõe o ginecologista.
LEIA TAMBÉM
Quantos anos tem Eduardo Suplicy?
O que pode causar câncer linfático?
O profissional também afirma que os implantes “nada mais são do que vias de administração de fármacos com o objetivo de tratar patologias de origem ginecológica e endocrinológica”. Ele explica que o intuito nunca foi de beleza, mas sim de tratar patologias.
“Eu não considero a decisão da Anvisa uma decisão sábia e inteligente, não escutando as pessoas e os milhares de pacientes que usam os implantes e os médicos sérios que trabalham com implantes como uma perfeita via para tratar patologias de origem ginecológica.”, conclui o ginecologista.
Por que cérebro de Maguila será estudado?
O cérebro do ex-lutador será estudado pela USP (Universidade de São Paulo) com o objetivo de investigar a relação dos esportes de contato com a doença. No “Banco de Cérebros” da universidade, estão os órgãos do também ex-boxeador Eder Jofre e do ex-capitão da seleção brasileira de futebol, Bellini.
LEIA MAIS