Na última segunda-feira (4), o Hospital Municipal de Novo Hamburgo, em Porto Alegre (RS), fechou a UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) após identificar a presença de uma das bactérias mais perigosas do mundo. Os pacientes foram transferidos para outro setor, considerado seguro.
Qual é a bactéria que fechou UTI de hospital no RS?
A bactéria identificada na UTI do Hospital Municipal de Novo Hamburgo é da espécie Acinetobacter baumannii, classificada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como uma das mais perigosas do mundo.
LEIA MAIS
Em nota, o hospital informou que os pacientes foram transferidos para outras unidades capazes de atender às suas necessidades e que todos recebem tratamento e assistência adequados. Segundo a instituição, a bactéria não é transmitida pelo ar, o que elimina riscos para pacientes de outras alas.
Após a detecção, órgãos de fiscalização sanitária do município e do estado foram acionados. Sete pacientes da UTI foram encaminhados para a Unidade Neurovascular. As cirurgias cardíacas eletivas estão temporariamente suspensas.
Em julho, dois pacientes haviam sido internados na UTI com infecções causadas pela bactéria e, dias depois, ocorreram outros dois casos de transmissão cruzada no setor.
Confira abaixo a nota do hospital na íntegra:
“A Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH) esclarece que tomou as devidas providências tão logo identificou a bactéria Acinetobacter na área da UTI Adulto do Hospital Municipal, informando oficialmente os órgãos competentes de fiscalização sanitária, tanto do município quanto do Estado, garantindo a transparência e a adoção das medidas regulatórias necessárias.
A partir do monitoramento conjunto realizado pela Direção Técnica, Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) e demais setores envolvidos, foram adotadas ações de contenção imediata. Os pacientes foram realocados em outras unidades que comportam suas necessidades de tratamento intensivo e estão recebendo todos os tratamentos disponíveis e assistências. Cabe ressaltar que a bactéria não é transmitida pelo ar e, portanto, não expõe os demais pacientes em outros ambientes.”
SAIBA ANTES
Acompanhe o canal do Tudo EP no WhatsApp. Clique aqui para acessar!
O Tudo EP é o portal de conteúdo do Grupo EP que conecta você às principais notícias, tendências e curiosidades do momento. Aqui, você encontra informação de qualidade, com credibilidade e linguagem acessível, sobre temas que fazem parte do seu dia a dia: saúde, cultura, economia, inovação, games, entretenimento, viagens, pets, gastronomia e muito mais.
Nosso conteúdo é produzido por uma equipe de jornalistas experientes e também reúne matérias de veículos parceiros como os portais regionais ACidade ON e as rádios CBN, garantindo uma cobertura ampla e confiável em diferentes regiões do interior paulista e sul de Minas Gerais. Além disso, oferecemos especiais temáticos, como a Rota do Arraiá, que valorizam tradições culturais e eventos locais.
Seja para se informar, se inspirar ou apenas passar o tempo com uma boa leitura, o Tudo EP é o seu ponto de encontro com o que há de mais relevante e interessante.
Continue navegando pelo nosso site e descubra um universo de conteúdos feitos para você!