Nesta segunda-feira (8), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou o projeto de lei nº 8.131/2017, que inclui a Política Nacional de Saúde Bucal, conhecida como Brasil Sorridente, na Lei Orgânica da Saúde. A partir de agora, a saúde bucal passa a ser um direito garantido por lei a todos os brasileiros.
Aprovada pelo Congresso Nacional em novembro de 2022, a lei prevê o acesso universal aos serviços de saúde bucal, que passam a integrar definitivamente o SUS (Sistema Único de Saúde). Assim, a oferta de serviços odontológicos não pode ser interrompida ou colocada em segundo plano por gestores federais, estaduais e municipais.
O atendimento em saúde bucal no SUS é ofertada em UBS (Unidades Básicas de Saúde), USF (Unidades de Saúde da Família), UOM (Unidades Odontológicas Móveis), CEO (Centros de Especialidades Odontológicas) e hospitais, além de contar com LRPD (Laboratórios Regionais de Prótese Dentária).
Quem procura atendimento de saúde bucal grátis pelo SUS tem duas opções, uma digital e outra presencial. Os interessados podem encontrar as unidades que prestam os serviços de odontologia no aplicativo ConecteSUS. É preciso realizar o cadastro, fazer login e acessar a opção “Rede de Saúde”.
LEIA MAIS
Quais são os sintomas de câncer de pulmão? Doença que Rita Lee enfrentou
Processos de saúde levam em média um ano para ter resposta da Justiça
No menu estarão disponíveis todos os serviços oferecidos pelo SUS, incluindo “Saúde Bucal”. Basta clicar nessa opção e serão exibidas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) mais próximas que disponibilizam este atendimento.
Além disso, a população também pode buscar informações sobre os pontos de atendimento disponíveis diretamente na unidade de saúde pública mais próxima.