* Por Vitoria Graciotti
O cantor e compositor sertanejo Chrystian, ex-dupla de Ralf, faleceu na madrugada desta quinta-feira (20), no Hospital Samaritano, em São Paulo (SP). A assessoria do artista informou que ele apresentou na unidade de saúde um quadro que exigia “repouso imediato e tratamento especializado”, sem detalhar o diagnóstico.
Nascido em 1956, Chrystian foi um sucesso ao lado de Ralf, formando uma das mais tradicionais duplas sertanejas da história do gênero. Os cantores eram conhecidos pelo timbre agudo das suas canções, se distinguindo como a “dupla mais afinada do Brasil”. Chrystian, antes de formar a dupla, cantava em inglês e gravou a música “Don’t Say Goodbye” para a novela “Cavalo de Aço”, em 1973.
O primeiro álbum da dupla foi lançado em 1983 e já garantiu o primeiro Disco de Ouro da carreira. Reconhecida nacionalmente e internacionalmente, foi a primeira dupla sertaneja a gravar em formato de CD, e a primeira dupla a vender 1 milhão de cópias de LPs, o que foi considerado um feito histórico nos anos de 1988 a 1990, o que foi alcançado somente pelo cantor Roberto Carlos.
LEIA TAMBÉM
Quem é a namorada de Manoel Gomes, que está grávida dele?
Qual a polêmica de Paula Fernandes?
Em 1993, Chrystian & Ralf realizaram a turnê “Viajantes da Canção” para demonstrar que a dupla não se limitava à composição de canções sertanejas. Na turnê, também apresentaram óperas, passando por Elis Regina e Dalva de Oliveira.
Em 1989, eles conquistaram o Prêmio Sharp de Música Brasileira, sendo a única dupla sertaneja a receber este prêmio. No mesmo ano, lançaram um CD em espanhol que vendeu 500 mil cópias, alcançando sucesso em toda a América Latina.
Em 2021, a dupla anunciou a separação definitiva e ambos se dedicaram à carreira solo. Em janeiro de 2024, o cantor Chrystian gravou o DVD intitulado “60 Anos de Estrada”, em São Paulo.
LEIA MAIS