O Banco Central revelou nesta terça-feira (13) que ainda há mais de R$ 9,13 bilhões esquecidos em instituições bancárias. No sistema é possível consultar se há valores deixados para trás por pessoas físicas, falecidas e empresas. Os valores podem ser consultados de forma online e, para o resgate, é preciso entrar em contato com a instituição financeira onde está o dinheiro esquecido.
Até quando posso resgatar o “dinheiro esquecido”?
Apesar de ter sido compartilhado que o prazo para retirar o valor havia sido encerrado em outubro de 2024, o Ministério da Fazenda revelou que não há prazo para retirar o valor.
No caso de pessoas falecidas, para resgatar o valor esquecido, será necessário provar ser herdeiro, testamentário, inventariante ou representante legal. Além disso, também será preciso assinar um termo de responsabilidade.
LEIA TAMBÉM
Qual a polêmica da série Outer Banks?
5ª temporada de Outer Banks será a última?
Como resgatar o “dinheiro esquecido”?
Para resgatar, é preciso solicitar a devolução dos valores, por meio do site https://valoresareceber.bcb.gov.br . É importante lembrar que os valores serão liberados somente para quem possuir uma chave PIX cadastrada. Caso a pessoa não conte com isso, será preciso ligar para a instituição e combinar a melhor forma de devolução do dinheiro.
Após isso, será preciso entrar em contato com os bancos onde há valores esquecidos e verificar os procedimentos disponíveis.
Como consultar se tenho “dinheiro esquecido”?
Para fazer a consulta, basta acessar o site https://valoresareceber.bcb.gov.br e acessar com sua conta gov, a partir de seu CPF e senha. Logo depois, o sistema solicitará um código de acesso, que será exibido no aplicativo do gov.
LEIA MAIS
Quais sobrenomes podem tirar cidadania italiana mais facilmente?