O Bee Fund, aplicativo de investimentos em criptomoedas, ações e imóveis, tem chamado a atenção nas redes sociais nesses últimos meses. Se antes seu ponto forte era o anúncio de grandes retornos financeiros, é esse mesmo atrativo que agora levanta suspeitas de um possível esquema de pirâmide.
Bee Fund é esquema de pirâmide?
As acusações sobre o Bee Fund ser um esquema de pirâmide ainda não se confirmaram. Apesar disso, milhares de reclamações em sites como o Reclama Aqui, e nas redes sociais como um todo, chamam a atenção para comportamentos que indicariam um comportamento esquemático.
Supostamente, a empresa usaria o valor investido por pessoas há mais tempo na plataforma para pagar o retorno de novos investidores. Acontece que, o saque é liberado no início, mas depois é bloqueado e o dinheiro investido fica retido, alimentando o ciclo anterior e atraindo mais pessoas.
LEIA MAIS
Qual é o salário do edital do TRF-6?
O que fazem os caçadores de furacões?
Quais são as reclamações do Bee Fund?
As principais críticas à plataforma encontradas na internet foram:
- Não conseguir reaver o dinheiro
- Diminuição dos lucros
- Não conseguir resgatar investimentos
Outro lado
A empresa se vende como segura e estável e, na área “Nosso Time” do site, cita alguns nomes de quem estaria trabalhando na plataforma. No entanto, o empreendedor suíço que é citado ali não faz menção ao Bee Fund em sua plataforma própria de investimentos.
Além disso, a empresa não responde às avaliações negativas que recebe no Reclame Aqui, mas se defende de algumas delas. O Bee Fund chegou, em uma delas, a dizer que o governo e os bancos que teriam bloqueado os saques dos investidores. O atraso nos pagamentos, segundo eles, seria resultado da intensificação da verificação de conformidade e das “revisões mais rigorosas”.
LEIA TAMBÉM
Moradora paga taxa de condomínio usando mais de 1.600 moedas