A partir desta quarta-feira (14), os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) podem requerer a devolução de valores descontados indevidamente nos últimos anos.
Como consultar os descontos do INSS?
O pedido será feito no site e aplicativo Meu INSS. Por meio do serviço “Consultar Descontos de Entidades Associativas”, o aposentado poderá saber o nome da entidade que aplicou os descontos.
Também há a opção de pedir o reembolso por telefone, na Central 135, que atende de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Não há previsão de atendimento presencial, nas agências, voltado especificamente para os descontos indevidos, e o governo ainda estuda parceria com agências dos Correios e da Caixa.
Segundo o INSS, podem ocorrer instabilidades no aplicativo por causa do alto volume de acessos. “O INSS afirma que a Dataprev, empresa que fornece tecnologia, está monitorando e acompanhando de perto o aplicativo Meu INSS”.
LEIA TAMBÉM
Qual o final de Diná em ‘A Viagem’?
Quando o dinheiro do INSS vai ser reembolsado?
O governo primeiro busca identificar os brasileiros que foram vítimas da fraude dos descontos irregulares, para dar início ao processo de ressarcimento.
A investigação sobre a fraude apontou que associações que oferecem serviços a aposentados estavam cadastrando pessoas sem autorização, com assinaturas falsas, para descontar mensalidades dos benefícios pagos. A Polícia Federal estima que o esquema possa ter desviado R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024.
LEIA MAIS