Um dos principais motivos do atraso no processo de aposentadoria é a análise das solicitações que encontravam dados incorretos sobre o beneficiário. Para resolver esse problema, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) criou uma nova portaria em seu site e aplicativo que permite a alteração dos dados do CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais) antes de enviar a solicitação ao órgão.
Como corrigir os dados do CNIS no INSS?
Caso o solicitante perceba que possui dados incorretos em seu cadastro do CNIS, é necessário abrir um requerimento de atualização cadastral por meio do aplicativo ou do site “Meu INSS“. Depois disso, o segurado deverá enviar documentos, que podem ser contratos ou carteiras de trabalho, por exemplo, que comprovem que a informação no cadastro está incorreta. A atualização dos dados também pode ser feita pelo telefone 135 ou presencialmente em uma agência do INSS, mediante agendamento prévio.
LEIA TAMBÉM
Quando é o concurso do TRT-15?
Príncipe Harry e Meghan Markle se separaram?
Como consultar as informações do CNIS?
Para verificar as informações do CNIS, o beneficiário deve seguir o seguinte passo a passo:
- Acessar o app ou o site do Meu INSS;
- Selecionar, sequencialmente, as opções: Serviços > Certidões, Declarações e Extratos > Extrato de Contribuição (CNIS).
Por lá, também é possível baixar um PDF referente ao extrato de contribuição do segurado.
LEIA MAIS
O que está em jogo na última rodada do Brasileirão?