Afinal de contas, quais são os segredos das pessoas que são promovidas e evoluem profissionalmente? Por que elas conseguiam salários maiores?
1. Tenha o hábito de documentar as suas tarefas
Essa é uma dica, digamos “fora da caixa”. E para você entender, pense naquele sujeito da firma que é o “faz tudo”.
Todo mundo gosta dele. Todo mundo procura ele para resolver os problemas do dia a dia. Mas acontece uma coisa curiosa com o “faz tudo”: ele não costuma ser promovido.
Sabe por que? Ele é insubstituível. Como alguém consegue treinar outra pessoa para ocupar o lugar do “faz tudo”?
Se somente você consegue realizar uma determinada tarefa, como deixar alguém no seu lugar para que você possa ser promovido? A solução é esse sujeito ter o hábito de documentar seu conhecimento.
Sim, ao contrário do que o senso comum prega, não guarde as coisas informações importantes somente com você. Muita gente sonega informação, porque tem medo de ser substituído e ser demitido.
Profissional bom não pensa assim. Até porque não existe estabilidade em nenhum lugar do mundo. O simples fato de estar acomodado já deveria ser um alerta.
Então crie processos dentro da sua empresa, em relação às atividades que você faz, e padronize o fluxo de informações.
Para cada situação, escreva o que deve ser feito, qual departamento deve ser acionado, quais as premissas, quais os próximos passos.
Assim você deixa sua posição na empresa mais “livre”, possibilitando que você seja promovido. E agindo assim, você mostra para a empresa que você superou o que foi pedido a você.
E isso nos leva à segunda dica.
2. Entregue primeiro, cobre depois
Se as decisões na sua empresa se dão de forma meritocrática, como todas as empresas deveriam ser, uma promoção no trabalho é algo a ser conquistado.
É um reconhecimento de que você entregou mais do que foi pedido, e que você tem plenas condições de assumir maiores responsabilidades dentro da empresa.
Se o seu patrão inteligente, ele vai gostar muito de ter pessoas dedicadas dentro da organização. Pessoas capazes de resolver problemas mais complexos e estratégicos.
Isso por dois motivos: as pessoas que tem algum tempo de empresa são mais confiáveis. E contratar gente desconhecida sempre é um risco enorme.
Muito mais inteligente é dar condições para os próprios funcionários crescerem, e se sentirem motivados a não saírem da empresa.
Quando um funcionário é promovido, o patrão ganha novamente, porque treinar pessoas novas é caro e arriscado. Muito melhor é utilizar os próprios funcionários a crescerem profissionalmente e ficarem cada vez menos propensos a trabalhar no concorrente.
Então estude o cargo que você deseja ocupar e comece a mostrar resultados. Mostre que você é digno daquela posição. Mostre que você dá conta de muito mais do que foi pedido pra você.
Leitura sugerida: Inteligência artificial no trabalho: ameaça ou oportunidade?
3. Saiba se vender: pratique o marketing pessoal
Todos precisamos ter a capacidade de mostrar os nossos resultados, de forma objetiva, clara e incontestável.
Se for possível, faça um controle, uma listagem, uma planilha de tudo o que você gerou de resultados para a empresa, através do aumento da sua produtividade. Contra números, não há argumentos.
Aliás, esta palavra, resultado, é muito forte em qualquer situação. Mas principalmente se o fruto do seu trabalho puder ser visto em economia de recursos ou geração de caixa para a empresa.
Isso vale para emprego ou se você tem um negócio próprio: se você põe mais dinheiro no bolso do seu patrão ou do seu cliente, o seu trabalho vale muito mais.
Pergunta para reflexão: como você pode trabalhar para que gere mais resultados financeiros para sua empresa ou para o seu cliente?
Economia de tempo, diminuição de riscos, satisfação dos clientes, tudo isso também são exemplos de valores que você gera para a sua organização, e que deixam a promoção mais perto de você.
Mas além dos fatores mais técnicos do seu trabalho, é preciso que você pare um tempo para pensar no seu lado humano e nos relacionamentos também.
E aqui a conversa vai longe. Tem a ver até como você se veste, como se relaciona com outras pessoas, se você não passa “por cima” de ninguém, se é capaz de manter as pessoas motivadas nas coisas que você se envolve.
Tudo isso fala mais sobre você do que você imagina.
4. Entenda o momento e as políticas da empresa
É interessante que você entenda o “jogo” dentro da sua empresa. Teve algum caso de promoção recente? Como isso aconteceu? Busque essas informações.
E a situação geral da empresa? Será que ela está em expansão, em crescimento? Ou o negócio está simplesmente sobrevivendo como pode, se arrastando?
Neste último caso, as chances estão contra você. Não adianta pedir investimento (aumento do seu salário) se a empresa está lutando para sobreviver. E neste caso, talvez ela esteja mais apta a demitir do que a promover alguém.
Avalie também qual seria o seu objetivo salarial e porque ele se justifica. Você pode fazer comparações com empresas concorrentes, por exemplo.
Mas mesmo você fazendo tudo do jeito certo, existem situações onde o problema realmente está na empresa ou no seu chefe. E para esses casos, fica a próxima dica.
5. Mude de empresa
Definitivamente, tem empresa que não valoriza os funcionários. Não é todo lugar que vai te dar chance de crescer. Às vezes, dentro de uma mesma empresa, tem setores que permitem maior chance de ascensão, outros nem tanto.
O negócio então é assumir as rédeas da sua vida. Qualquer decisão que você tome tem um preço, incluindo não tomar decisão nenhuma, que no caso, seria aceitar ficar na mesma empresa, no mesmo cargo, e com o mesmo salário.
Estagnação profissional também custa caro. Desmotiva, você vai perdendo as forças, sendo cada vez menos produtivo.
E ficar num mesmo lugar durante décadas, não é uma boa opção, a não ser que haja desenvolvimento. Ou você sempre está aprendendo coisas novas, ou vai ter uma baita dificuldade em se alocar, se for demitido.
Se a gente fosse olhar a parte fria da coisa, o ideal é você se entregar sempre mais, mesmo que seu patrão seja desprezível. Na pior das hipóteses, você está evoluindo.
O fato é que nada é certo, nem emprego nem empreender. Tem que estar atento às novidades do mundo e procurar ser uma pessoa (e um profissional) melhor a cada dia. Com isso, com certeza, você aumenta muito as suas chances de promoção.
É isso. Sucesso e progresso!