Você, eu e cada ser humano na face da terra tem algum tipo de filosofia de vida. Ainda que isso seja algo inconsciente, ela está lá, no fundo da mente.
Eu estou chamando de “filosofia de vida” o conjunto de crenças e princípios que levam você e eu a ter as atitudes que temos. Essas atitudes, em conjunto, foram uma espécie de “código” pelo qual a gente passa a pautar a nossa vida.
O início das nossas crenças
Desde criança a gente vai formando esse “código”. Ele vem em sua maior parte da educação (ou deseducação) que recebemos de nossos pais ou pessoas que cuidaram de nós.
Mas vem também da cultura, do local, do ambiente, da religião e de várias outras situações que influenciaram cada um de nós.
Quando vamos crescendo e alcançando a fase adulta, passamos a desenvolver a nossa própria visão de mundo. Com isso a gente abandona ou nos agarramos ainda mais às crenças e princípios que recebemos.
E no meio disso tudo, também trazemos a nossa filosofia sobre como lidar com o dinheiro.
Leitura sugerida: Como economizar e ter mais dinheiro para sair das dívidas?
A relação com o dinheiro
Todas as pessoas que conseguem fazer dinheiro e formar um patrimônio bacana, em algum momento da vida decidiram adotar uma postura séria em relação ao dinheiro.
Alguns até colocam o dinheiro com a razão de ser. E nesse caso, o dinheiro se torna um fim. Tudo o que a pessoa faz é para conseguir mais e mais dinheiro.
Outras pessoas pensam que o dinheiro é apenas um meio para se conseguir coisas mais importantes. Nesse caso, o dinheiro não é um fim em si.
Algumas pessoas foram educadas para “desprezar” o dinheiro e as coisas materiais, e focar somente na vida espiritual.
Outras aprenderam que o dinheiro é uma das maiores bênçãos que se pode ter, e usam o suficiente para si e o que sobra doam e praticam caridade.
Esses são apenas alguns exemplos de como é complexo o conjunto de crenças e princípios que você pode ter recebido desde criança. Tudo isso termina afetando a maneira como você lida com o dinheiro hoje.
E você? Como lida com o seu dinheiro?
Diante de tantas experiências que vivenciamos, eu tenho um pedido para você: pare um instante para refletir seriamente sobre esse assunto. Tente entender de onde vem esse seu jeito de lidar com o dinheiro.
Ter consciência sobre isso é um passo importante para que você comece a fazer os ajustes necessários para ter uma vida financeira mais saudável.
A única pessoa capaz de produzir mudanças significativas na sua vida é você mesmo. Se perceber que é hora de fazer isso, vá em frente; mas seja autêntico. Não se deixe levar pelo estilo de vida das outras pessoas.
Pense naquilo que faz sentido para você. Porque no fim de tudo, o dinheiro é uma ferramenta que vai te ajudar a conquistar os seus objetivos. Mas é fundamental você saber manejar bem essa ferramenta.
Quer aprender a cuidar melhor do seu dinheiro? Acompanhe os vídeos gratuitos do canal Dinheiro Com Você no Youtube. É só clicar aqui.