Dê uma boa olhada nessa imagem e nos dizeres de cada anúncio:
Pois é. A linguagem é uma coisa linda. Ela pode modificar bastante a forma como a gente percebe as experiências ao nosso redor.
Dependendo de como a descrição for feita, a gente passa a dar muito mais atenção para aquilo que estamos consumindo, e para os detalhes que até então a gente não estava nem percebendo.
Nesse exemplo, saiba que o lanche é exatamente o mesmo nos dois casos. Mas há boas chances de você topar pagar bem mais por ele, somente por conta do jogo de palavras.
E eu não estou desmerecendo quem cria um anúncio assim. Afinal, para dar certo, o lanche realmente precisa conter tudo o que está descrito. E nesse caso, meus parabéns para o vendedor, que soube explorar melhor o que o seu produto oferece.
Leitura sugerida: Pessoas autênticas têm mais chances de prosperar
O uso das palavras na psicologia de consumo
Mas eu quero chamar a sua atenção para a psicologia por trás dos dois anúncios. Enquanto um é super simples e direto ao ponto, o outro traz um jogo de palavras que faz a gente apreciar a experiência do produto (poderia ser um serviço) numa intensidade bem maior do que o normal.
E agora que vem o mais interessante. Vários estudos e pesquisas práticas já foram feitas nesse sentido. E está comprovado que essa riqueza de detalhes realmente aumenta o nosso prazer em relação ao item que será consumido. Aumenta o valor que damos a ele. E nos coloca num estado de disposição para pagar mais por ele.
E aqui é ponto que quero chamar a sua atenção. Nesse exemplo, o produto em questão não mudou nada. Foi apenas um jogo de palavras capaz de mexer com a nossa imaginação e nos estimular a comprar, a pagar mais caro e ainda ficar satisfeito com a compra.
Só que o fato é que você perdeu dinheiro. Eu sei que estou estragando todo o “romantismo” de você comer o seu lanche artesanal com queijo de leite de cabra e todo o mais. Mas é importante você ter ciência de que o poder das palavras pode sim fazer você perder dinheiro.
Mas olha que coisa: o poder das palavras também pode fazer você ganhar dinheiro. Tudo depende de qual lado você está e se sabe fazer um bom uso da escrita.
Vídeo sugerido: 5 formas de gerar renda extra e receber em torno de R$ 3.000 por mês
Já ouviu falar sobre Copywriting?
Para quem quiser se aprofundar mais nesse assunto, saiba que há uma área de estudos e uma profissão, que trata de criar textos e roteiros para anúncios de forma fantástica, persuasiva e convincente. O nome desse profissional é copywriter.
Há diversos livros e cursos sobre isso. E aprender um pouco sobre copywriting pode ter duas utilidades: uma é você se proteger dessas linguagens persuasivas do ponto de vista do consumidor. Conhecer essas técnicas vai te ajudar a refletir mais antes de abrir a carteira.
A outra é que você pode se interessar ao ponto de querer se tornar um profissional de copywriting. Saiba que essa é uma profissão rara (e muito bem paga), além de ser possível, na maioria dos casos, você trabalhar remotamente.
Seja como for, ficar ciente disso vai ajudar você a tomar decisões de consumo de uma forma mais racional. E quem sabe até fazer você gerar renda com isso, seja pela escrita ou pelo uso dela aplicada aos produtos e serviços que você vende.