Nesta segunda-feira (5), o temor de uma possível recessão nos Estados Unidos fez com que ações na Ásia, Oceania e Europa despencassem. O fluxo de vendas foi tão grande que circuitos breakers fossem acionados em bolsas de valores em diversos países asiáticos. Os índices futuros das bolsas de Nova York, Estados Unidos, também foram afetados. Entenda a seguir o que é circuit breaker:
O que é o circuit breaker?
O circuit breaker se trata de um mecanismo que é disparado pela bolsa a fim de interromper o pregão sempre que são registradas oscilações muito bruscas e atípicas no mercado de ações.
Com isso, toda vez que ocorre uma anomalia, o circuit breaker é para amortecer e rebalancear as ordens de compra e venda dos investidores, protegendo o mercado da volatilidade. Depois, os negócios são retomados.
LEIA TAMBÉM
Quem é o bilionário que diz que sua fortuna de R$ 73 bi sumiu?
Que horas cai o Bolsa Família?
Os acontecimentos de hoje são uma consequência tanto dos altos juros que pretendem conter a inflação nos EUA, quanto da divulgação de dados fracos sobre geração de empregos, que foram divulgados na última sexta-feira (2).
Os dois fatores causaram o medo de recessão, o que desencadeou uma aversão ao risco, além de apostas de que as taxas de juros terão que cair de forma acentuada e rápida para reprimir a inflação.
De acordo com a Bloomberg, a alta do iene e as tensões no Oriente Médio também influenciaram a queda.
LEIA MAIS