19 de junho de 2025
- Publicidade -
Tudo Valor

O que é LCI e LCA?

Mudança anunciada pelo governo pode afetar cobrança do Imposto de Renda; entenda as diferenças entre LCI e LCA

LCI e LCA
Títulos de renda fixa podem deixar de ser isentos (Foto: Divulgação/INSS)
- Publicidade -

A LCI (Letra de Crédito Imobiliário) e a LCA (Letra de Crédito do Agronegócio), da forma como são conhecidas atualmente no universo dos investidores, podem sofrer uma modificação significativa em breve. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), revelou que o governo deverá apresentar uma proposta para que esses títulos, que atualmente são livres do Imposto de Renda, passem a ter uma cobrança de 5% sobre os rendimentos.

A decisão de apresentar essa proposta surgiu após uma reunião da liderança com líderes do Congresso, que concluíram que essa medida pode ser usada para compensar a alta do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). Ou seja, essa tributação seria uma alternativa para compensar a perda arrecadatória advinda da falta de cobranças adicionais do IOF.

O que é LCI e LCA?

Tanto a LCI como a LCA são ferramentas de estímulo econômico. Ao aplicar certo valor em uma das modalidades, o investidor empresta dinheiro ao ramo imobiliário (LCI) ou ao agronegócio (LCA), obtendo um retorno de rendimento que pode ser pré ou pós-fixado.

Em geral, isso significa que o investidor terá um retorno garantido quando o título alcançar sua validade – antes disso pode ser que haja perdas parciais do valor investido, como é comum em aplicações de renda fixa. Atualmente, esse valor de rendimento é isento do pagamento de quaisquer impostos.

Como essas letras de crédito são asseguradas pelo Fundo Garantidor de Crédito, os investidores são ainda mais atraídos para elas. Acontece que, em eventuais quebras da instituição financeira responsável pela aplicação, eles asseguram o resgate de até R$ 250 mil por CPF ou CNPJ em cada instituição.

LEIA MAIS

Onde dormem os canarinhos?

- Publicidade -

Por que a Avenida Brasil está fechada?

Quando será o depoimento de Bolsonaro no STF?

Desde que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e sete de seus aliados se tornaram réus na justiça, uma expectativa muito grande em relação ao julgamento dos acusados surgiu. Nesta segunda-feira (9), o STF iniciou os interrogatórios com os envolvidos, que irão depor até esta quinta-feira (12). (leia mais aqui)

- Publicidade -

LEIA TAMBÉM

O que está acontecendo em Los Angeles?

Compartilhe:
Janaína Boaventura, com supervisão da redação
Estagiária no Tudo EP e no ACidade ON, é graduanda em Estudos Literários pela Universidade Estadual de Campinas. Adentrou no Grupo EP em 2024 e atua nos conteúdos digitais, enfaticamente com a parte textual.

Recomendado por Taboola

- Publicidade -
plugins premium WordPress