Rumores sobre um possível encerramento do saque-aniversário surgiram durante esta semana. A modalidade, que existe desde 2020, terá seu futuro decidido nos próximos meses através de um projeto de lei que irá tramitar no Congresso Nacional.
O saque-aniversário vai acabar?
Em um anúncio realizado nesta quinta-feira (12), o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, comunicou que o governo enviará ao Congresso uma proposta alternativa ao saque-aniversário do FGTS. De acordo com o ministro, o modelo atual do benefício impede que os usuários saquem valores das contas ao serem demitidos, e avalia a criação de um novo modelo que será apresentado em novembro, que atenderá necessidades dos trabalhadores de maneira mais eficaz.
LEIA TAMBÉM
Confisco na calada da noite é verdade?
Como se inscrever na CNH popular 2024?
O que é o saque-aniversário?
O saque é uma medida fornecida pelo FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) que garante ao trabalhador o direito de retirar, anualmente, parte do saldo de suas contas ativas e inativas na plataforma, durante o mês de seu aniversário. O benefício foi instituído em 2020 e, segundo estimativas, movimentou R$38,1 bilhões em 2023.
Crédito consignado
Ainda segundo o ministro, o Palácio do Planalto decidiu que ao invés deste tipo de modalidade, será proposto para o trabalhador o acesso a mais crédito consignado: aquele que é pago com descontos direto na folha de pagamento.
LEIA MAIS
Em quais aparelhos a Netflix não vai mais funcionar?