Há alguns meses, o consumidor brasileiro enfrenta altos preços em produtos básicos de alimentação, principalmente quanto aos importados. Visando contornar essa situação, o Governo Federal anunciou a suspensão do imposto de importação para alguns alimentos, hoje com valores acima da média por conta dos tributos.
Quais alimentos terão tributos zerados?
O vice-presidente Geraldo Alckmin anunciou a lista de produtos que terão tributos de importação zerados. Confira:
- Azeite (atualmente em 9%);
- Milho (atualmente em 7,2%);
- Óleo de girassol (atualmente em até 9%);
- Sardinha (atualmente em 32%);
- Biscoitos (atualmente em 16,2%);
- Massas alimentícias (atualmente em 14,4%);
- Café (atualmente em 9%);
- Carnes (atualmente em até 10,8%);
- Açúcar (atualmente em 14%)
De acordo com Alckmin, a medida não tem um prazo específico e entrará em vigor após a formalização do Gecex-Camex (Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior).
LEIA TAMBÉM
Quando acontece o Nintendo Switch Shopping Tour?
Quem vai tocar na festa do BBB 25 neste sábado?
Por que o governo zerou o Imposto de Importação de alimentos?
Segundo o próprio vice-presidente, o governo zerou os impostos de importação para favorecer a redução de preços. De acordo com ele, a medida não afetará os produtores brasileiros e, sim, aumentar a oferta de alimentos no país, o que faria os preços baixarem. Confira o que Alckmin disse:
“Entendemos que não [afetará os produtores brasileiros]. Estamos em um período de preços mais altos e preços mais baixos. Reduzir o imposto de importação ajuda a reduzir preço. Não vamos substituir [a produção local pelos alimentos estrangeiros]. Vamos complementar [a oferta de alimentos]”, declarou o vice-presidente.
LEIA MAIS