A partir desta sexta-feira (28), o Pix por aproximação passou a ser um recurso obrigatório por todas as instituições financeiras. A funcionalidade visa permitir que os usuários realizem transferências apenas encostando o celular na máquina e já era utilizada em cartões de crédito e débito.
Com isso, o cliente poderá incluir o Pix nas carteiras digitais, como o Google Pay, Apple Pay e Samsung Pay, de forma que facilite a realização de transações, evitando ter que acessar o aplicativo do banco.
Quais bancos aceitam Pix por aproximação?
No início da manhã desta sexta-feira, todos os aplicativos começam a ter a função inclusa. Além disso, alguns bancos já realizaram fases de testes com a nova tecnologia, como, por exemplo, o Banco do Brasil, Bradesco, BTG Pactual, Caixa Econômica Federal, C6, Itaú, PicPay e Santander.
LEIA TAMBÉM
Quantas ondas de calor vão acontecer em 2025?
Como ativar a função?
Não é preciso mudar nenhuma configuração. Para pessoas que já possuem o modo de aproximação digital de débito e crédito, basta abrir o aplicativo do banco e escolher a opção “Pix por aproximação”.
Para realizar o pagamento, é necessário apenas aproximar o celular do Código QR exibido na maquininha.
O consumidor poderá ainda incluir o Pix nas carteiras digitais — Google Pay, Apple Pay Samsung Pay, entre outras —, excluindo a necessidade de acessar o aplicativo da instituição financeira para executar as transações. Essa funcionalidade também segue o padrão dos pagamentos via débito e crédito.
LEIA MAIS
Como está o clima no Sul de Minas nesta sexta-feira (28)?