16 de janeiro de 2025
- Publicidade -
Tudo Valor

Quais serviços ficaram mais caros com a inflação em 2024?

Valores divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta sexta-feira (10) mostraram quais serviços encareceram

Veja quais os serviços que mais encareceram para a população (Foto: Reprodução/Getty Images)

Nesta sexta-feira (10), o IBGE divulgou os dados do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), que ajuda a medir o valor da inflação do país ao longo do ano. O teto estabelecido para o valor em 2024 era de 4,5%, mas chegou a 4,83% após o fechamento do ano. Com isso, o Banco Central precisará justificar o rompimento da meta através de uma carta pública, que deve ser divulgada ainda hoje.

Quais serviços ficaram mais caros com a inflação em 2024?

A alta da inflação impactou nos preços de diversos produtos e serviços em todo o Brasil. Dentre os grupos mais utilizados pela população, todos tiveram alguma espécie de aumento. Confira:

  • Alimentação e bebidas: 7,69%
  • Educação: 6,7%
  • Saúde e cuidados pessoais: 6,09%
  • Transportes: 3,3%
  • Habitação: 3,06%
  • Despesas pessoais: 2,94%
  • Comunicação: 2,94%
  • Vestuário: 2,78%
  • Artigos de residência: 1,31%

Abordando diretamente os alimentos, os que mais sofreram com aumentos foram o café moído (39,6%), óleo de soja (29,21%), azeite de oliva (21,53%) e as carnes (20,84%).

LEIA TAMBÉM

‘Ilhados com a Sogra’: Isabella ainda está com o filho de Patrícia?

Elden Ring Nightreign terá teste de rede fechado

- Publicidade -

Como o IPCA é calculado?

A base para o cálculo do IPCA são 377 produtos e serviços mais consumidos por famílias brasileiras com rendimentos entre um e 40 salários mínimos. Então, um peso é aplicado para cada um dos itens, que tem a evolução dos preços avaliada dentro destes nove grupos citados acima. Além disso, o IBGE também faz a análise mensal do índice nos grandes centros urbanos em todo o Brasil.

LEIA MAIS

BBB 25: De qual estado é cada participante?

- Publicidade -
Compartilhe:
Murilo Pascale, com supervisão da redação
Murilo é natural de São Paulo, e cursa jornalismo na PUC-Campinas. Tem 20 anos, e estagia no Grupo EP de Comunicação, com enfoque nas produções digitais. Está no grupo desde 2024.
- Publicidade -
plugins premium WordPress