Acompanhada de uma maioria republicana no Congresso, a vitória de Donald Trump pode ser um fator de alta para o dólar em nível global. A vitória do presidente eleito foi confirmada às 7h25 (horário de Brasília), quando ele alcançou um total de 277 delegados com o término da contagem dos votos da Pensilvânia. Veja qual é a cotação do dólar hoje:
Qual é a cotação do dólar hoje?
Nesta quarta-feira (6), o dólar está cotado em R$ 6,01.
Segundo analistas, a promessa de campanha de Trump de impor tarifas a todas as importações dos EUA pode resultar em um ambiente em que o dólar será muito mais forte em níveis globais, principalmente contra nações com superávit comercial com Washington.
Além disso, ainda há a chance de ocorrer uma guerra tarifária, que causaria uma guerra cambial, caso as promessas de Trump realmente sejam cumpridas. Outro fator inflacionário considerado por analistas é a promessa do presidente eleito de endurecer a imigração.
LEIA TAMBÉM
Quando cai a primeira parcela do décimo terceiro?
Discurso da vitória
Donald Trump discursou para apoiadores na Flórida como presidente eleito dos Estados Unidos, durante a madrugada, horas antes de ter a vitória confirmada. No momento do discurso, a apuração ainda estava em andamento, e o republicano somava 267 dos 270 delegados necessários para garantir a vitória, de acordo com as projeções da agência AP.
Enquanto discursava, Trump afirmou que os americanos lhe deram um “mandato poderoso e sem precedentes”. Além disso, ele classificou sua vitória como “maior movimento político de todos os tempos”.
LEIA MAIS