O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou nesta sexta-feira (30) que o PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil registrou crescimento de mais de 1% em relação ao último trimestre de 2024.
LEIA MAIS
Imposto de Renda: quem recebe a restituição hoje?
Qual foi o PIB do Brasil no primeiro trimestre de 2025?
O PIB do Brasil no primeiro semestre de 2025 foi de R$ 3 trilhões, representando um crescimento de 1,4%. Os impostos sobre produtos líquidos de subsídios totalizaram R$ 431,1 bilhões.
A agropecuária foi um dos principais responsáveis pela alta do PIB, com avanço de 12,2%. O setor de serviços também apresentou crescimento, embora mais baixo, de 0,3%. Já a indústria registrou 0,1%.
Entre os segmentos da indústria, eletricidade, gás, esgoto e atividades de gestão de resíduos cresceram 1,5%, enquanto as indústrias extrativas avançaram 2,1%. Por outro lado, a indústria de transformação recuou 0,1% e o setor de construção caiu 0,8%.
O crescimento dos serviços foi impulsionado, pelo setor de informação e comunicação, que teve alta de 3%. Já transporte, armazenagem e correio registraram queda de 0,6%.
No que diz respeito à demanda, o consumo das famílias aumentou 1%, o do governo teve alta de 0,1% e os investimentos cresceram 3,1%. As exportações subiram 2,9%, enquanto as importações registraram crescimento positivo de 5,9%.
LEIA TAMBÉM
Quando descontos indevidos do INSS serão ressarcidos?
Inflação: qual a prévia do IPCA de maio?