O programa Crédito do Trabalhador foi lançado nesta quarta-feira (12) pelo governo federal. Com o objetivo de expandir o acesso ao crédito consignado para trabalhadores com carteira assinada, a iniciativa vai ofertar empréstimos cujo pagamento será descontado diretamente na folha de pagamento.
Quando começa o empréstimo do Crédito do Trabalhador?
Segundo o governo, o Crédito do Trabalhador estará disponível a partir do dia 21 de março.
LEIA TAMBÉM
Quem será convocado pelo pente-fino do INSS 2025?
Quanto vale a moeda de 50 centavos de 2002?
Como funciona?
No aplicativo CTPS Digital (Carteira de Trabalho Digital), disponível tanto para Android quanto iOS, o trabalhador encontrará a opção de solicitar a proposta de crédito. Em seguida, ele deve autorizar as instituições financeiras habilitadas pelo Ministério do Trabalho a acessarem seus dados (nome, CPF, margem do salário disponível para consignação e tempo de empresa).
Após a autorização, o trabalhador receberá ofertas de crédito em até 24h. Depois disso, ele poderá escolher a melhor opção e contratar o empréstimo no canal eletrônico do banco. Por sua vez, as parcelas serão descontadas na folha de pagamento mensalmente através do eSocial.
Uma vez que o crédito consignado oferece maior segurança aos bancos no que diz respeito às parcelas, esse tipo de empréstimo resulta em taxas de juros mais baixas. Enquanto para servidores públicos e aposentados as taxas vão de 1,8% a 2,7% ao mês, o governo estuda para trabalhadores da iniciativa privada taxas de 2,5% e 3% ao mês. Atualmente, as taxas do CDC (Crédito Direto ao Consumidor) são, em média, de 6% ao mês.
LEIA MAIS
O que se sabe sobre explosão no Terminal Pinheiros, em São Paulo?