O lucro do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) referente a 2022 será liberado nas contas dos titulares até 31 de agosto de 2023. Nesta terça-feira (25), o Conselho Curador do FGTS definiu que 99% do lucro total do FGTS de 2022 será repassado aos trabalhadores, totalizando uma quantia expressiva de R$ 12,7 bilhões. Essa decisão visa beneficiar uma ampla parcela da população economicamente ativa do país, auxiliando nas finanças pessoais e fomentando o consumo.
Quem tem direito ao lucro do FGTS?
Para ter direito ao lucro do FGTS, é necessário que o trabalhador possua saldo na conta do fundo de garantia em 31 de dezembro de 2022. A distribuição do lucro é proporcional ao valor disponível na conta, ou seja, quanto maior o saldo, maior será o montante repassado ao titular. Vale ressaltar que essa regra abrange tanto contas ativas quanto inativas do FGTS.
LEIA TAMBÉM
Entenda como funciona o bolsa-atleta
Santander Brasil e Sodexo fecham parceria
O que é o lucro do FGTS?
O lucro do FGTS é proveniente dos investimentos e empréstimos realizados com o capital acumulado no fundo. A Caixa Econômica Federal, responsável pela gestão do FGTS, aplica os recursos em diversas modalidades de investimento, obtendo rendimentos ao longo do tempo. Esses ganhos são frutos da rentabilidade de aproximadamente 3% ao ano, além da Taxa Referencial, somada aos juros advindos dos empréstimos realizados pelo banco para financiar projetos de habitação, infraestrutura e saneamento.
LEIA MAIS