As transferências via DOC (Documento de Ordem de Crédito) e TEC (Transferência Especial de Crédito) deixarão de existir às 22h da próxima segunda-feira (15). O fim das modalidades de transações financeiras foi anunciado no ano passado pelas instituições bancárias.
Nos últimos anos, o DOC e a TEC perderam espaço para o Pix, sistema de transferência instantânea do BC (Banco Central). Apesar do encerramento das transferências dessas modalidades, a data limite de agendamento do DOC é 29 de fevereiro, quando as instituições financeiras vão terminar de processar os pagamentos, encerrando o sistema de maneira definitiva.
LEIA MAIS
Confira o calendário de 2024 do FGTS; saques começaram na última terça-feira
Minha Casa, Minha Vida: veja como simular um financiamento
Criado em 1985, o DOC permite o repasse de recursos até as 22h, com a transação sendo quitada no dia útil seguinte à ordem. Caso seja feito após esse horário, a transferência só é concluída dois dias úteis depois. Já a TEC permite que empresas paguem benefícios a funcionários.
ESTATÍSTICAS
De acordo com a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), com base em dados do Banco Central, as transações via DOC somaram 18,3 milhões de operações no primeiro semestre de 2023, apenas 0,05% do total de 37 bilhões de operações feitas no período.
Veja o número de operações realizadas nas modalidades mais comuns do Brasil no primeiro semestre de 2023:
– Pix – 17,6 bi
– Cartão de crédito – 8,4 bi
– Cartão de débito – 8,4 bi
– Boletos – 2,09 bi
– TED – 448 milhões
– Cheques – 125 milhões
– DOC – 18,3 milhões
Utilizada principalmente para transferência de grandes valores, a TED (Transferência Eletrônica Disponível) continuará em vigor. Criada em 2002, a modalidade permite o envio dos recursos entre instituições diferentes até as 17h dos dias úteis, com a transação levando até meia hora para ser quitada.
LEIA TAMBÉM