14 de dezembro de 2024
- Publicidade -
Tudo Viagem

Bagagem de mão: saiba o que pode levar na cabine do avião

Recurso muito utilizado por passageiros tem diferenças de especificações do que pode ser transportado nos voos nacionais e internacionais

A bagagem de mão é um item importante a ser considerado em viagens aéreas. Além de não precisar ser despachada, ela pode ser levada de forma gratuita, por serem malas menores que cabem dentro da cabine. Apesar de ser um item muito comum de ser levado pelos passageiros, muitas dúvidas podem surgir na hora de preparar a bagagem de mão.

Todas as companhias aéreas permitem que seja levada sem custo malas de mão nas dimensões de 55 cm por 35 cm por 25 cm, de até 10 kg, para voos dentro do Brasil ou que tenham o país como destino. Caso ultrapasse essas especificações, pode ser exigido que ela seja despachada ou cobrado o excesso da bagagem.

Também é autorizado que os passageiros levem gratuitamente um item pessoal, que pode ser uma mochila para notebook, bolsa pequena, entre outros. No caso da Gol, as dimensões máximas permitidas para este caso são de 43 cm por 32 cm por 22 cm. Já na Latam, elas são de 45 cm por 35 cm por 20 cm. 

 

 

LEIA TAMBÉM 

Bagagens de voos serão fotografadas em viagens ao exterior 

Brasil tem 4 parques melhores do que a Disney, veja ranking

- Publicidade -

O QUE NÃO PODE SER LEVADO EM BAGAGEM DE MÃO

De acordo com a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), os seguintes objetos não podem ser levados na bagagem de mão, tanto em voos nacionais quanto internacionais:

– Armas: de fogo, de pressão, de choque elétrico ou químicas (inclusive réplicas ou de brinquedo), estilingue, sprays de pimenta, ácidos ou neutralizantes;
– Objetos pontiagudos ou cortantes: machados, picadores de gelo, estiletes, equipamentos de artes marciais, navalhas, facas, tesouras, canivetes ou instrumentos multifuncionais com lâminas superiores a 6 cm;
– Ferramentas de trabalho: pés de cabra e alavancas similares, furadeiras e brocas (inclusive portáteis e sem fio), chaves de fendas e cinzéis com lâmina ou haste superior a 6 cm, serras (inclusive portáteis ou sem fio), maçaricos, martelos, marretas, pistolas de pregos (e similares), dispositivos de alarmes;
– Substâncias explosivas, incendiárias ou inflamáveis: explosivos, munições, espoletas, fusíveis, detonadores, estopins, minas, granadas ou similares, fogos de artifício, cartuchos geradores de fumaça, dinamite, pólvora, pós metálicos e similares, líquidos inflamáveis, aerossóis, gases inflamáveis, isqueiros do tipo maçarico, repelentes de animais em aerossóis;
– Substâncias químicas, tóxicas e outros itens perigosos: cloro, alvejantes líquidos, baterias com líquidos corrosivos derramáveis, mercúrio, ácidos, venenos, materiais infecciosos e radioativos.

Além destes, há outros itens que costumam causar dúvidas mas podem ser levados na bagagem de mão, que são:

– Aparelhos de barbear em cartucho;
– Objetos com lâminas menores de 6 cm, como canivetes, cortadores de unha, tesourinhas sem ponta e pinças;
– Aerossóis de uso médico ou de higiene pessoal, com limite de até quatro frascos de no máximo 300 ml ou 300 g por passageiro;
– Termômetros de medição térmica;
– Relógio de pulso com alarme;
– Eletrônicos permitidos a bordo;
– Em voos nacionais, pode-se levar no máximo 5 garrafas de bebida alcoólica de até um litro cada, desde que estejam lacradas e tenham teor alcoólico inferior a 70%.
 

BAGAGEM DE MÃO EM VOOS INTERNACIONAIS

No caso da bagagem de mão em voos internacionais, há restrições em relação ao transporte de quaisquer líquidos e géis que estiverem em embalagens com mais de 100ml, e o limite máximo de líquidos a ser transportado deve caber em uma embalagem plástica transparente de no máximo 1 litro, com fechamento tipo ziplock. Além disso, todos os líquidos e géis devem estar em embalagem plástica de forma que facilite a inspeção pelo agente de proteção.

- Publicidade -

Para medicamentos (com prescrição médica), alimentação de bebês e líquidos de dietas especiais, é permitido apenas o necessário para o período total de voo, considerando eventuais escalas. Se a viagem for para os Estados Unidos, ainda há um limite de 350 ml para substâncias em pó.
 

 

LEIA MAIS 

Bolsonaro inelegível: o que acontece agora com o ex-presidente

Compartilhe:
Vitória Silva
Repórter no ACidade ON Campinas. Formada em Jornalismo pela Unesp, tem passagem pelos portais Tudo EP e DCI, experiência em gravação e edição de vídeos, produção sonora e redação de textos, com maior afinidade com temas que envolvem cultura e comportamento.
- Publicidade -
plugins premium WordPress